domingo, 14 de dezembro de 2014

Mensagem recente do Papa para os Cristãos perseguidos no Iraque

A 9 de Dezembro, o Arcebispo de Lyon, o Cardeal Philippe Barbarin, levou ao Médio Oriente uma vídeo-mensagem do Papa Francisco. O Papa gravou um vídeo para o Cristãos e para toda a população do Iraque, na sequência de todos os sofrimentos que a diocese de Mosul tem passado. Esta foi mais uma iniciativa para os ajudar. Aqui fica o texto completo da mensagem do Papa:

"Gostava de comprimentar cada um de vós, juntamente com o Cardeal Philippe Barbarin que, mais uma vez, vos leva a preocupação e o amor da Igreja inteira. Também eu gostava de estar aí convosco, mas dado que não posso, faço isto em troca… mas estou muito perto de vós nestes momentos difíceis. Durante a minha viagem de regresso da Turquia disse que os Cristãos estão a ser expulsos do Médio Oriente, com sofrimento. Agradeço-vos o testemunho que dão; e o vosso testemunho está cheio de sofrimento muito valioso. Obrigado! Muito obrigado.

Parece que aí eles não querem haja nenhum Cristão, mas vós levais o testemunho de Cristo. Penso nas feridas, na dor das mulheres e das suas crianças, nos idosos e abandonados, nas feridas daqueles que são vítimas de todo o tipo de violência.

Tal como disse em Ankara, a grande preocupação vem do facto de, acima de tudo, devido a grupos extremistas e fundamentalistas, comunidades inteiras, especialmente - mas não só - Cristãos e Yazidis, sofreram e continuam a sofrer violências desumanas devido à sua identidade religiosa e étnica. Os Cristãos e os Yazidis foram forçados a sair das suas casas, tiveram que abandonar tudo para salvar as suas vidas, mas não negaram a sua fé. Até edifícios sagrados, monumentos, símbolos religiosos e heranças culturais foram afectadas pela violência, quase como se quisessem cancelar qualquer traço, qualquer memória do outro.

Como líderes religiosos, somos obrigados a denunciar todas as violações à dignididade dos direitos da humanidade.

Hoje gostava de aproximar-me mais de vós, que passam por este sofrimento, para estar perto de vós… e penso em Sta. Teresinha do Menino Jesus, que disse que ela e a Igreja eram como uma vara que, quando o vento se levanta e vem a tempestade, a vara dobra-se mas não se parte. Neste momento, vós sois como esta vara: dobram-se com dor, mas têm a fortaleza para levar para a frente a vossa fé, que é testemunho para nós. Hoje vós sois a vara de Deus! As varas dobram-se diante deste vento feroz, mas depois levantam-se outra vez.

Queria agradecer-vos mais uma vez. Rezo para que o Espírito, que faz novas todas as coisas, vos dê a cada um fortaleza e resistência. É um dom do Espírito Santo. E peço intensamente, como fiz na Turquia, uma maior colaboração internacional para resolver os conflitos que derramam sangue nas vossas terras de origem, para combater as outras causas que fazem as pessoas sair das suas casas e para promover condições adequadas para elas permanecerem ou regressarem. Eu espero que regressem, que sejam capazes de regressar.

Queridos irmãos e irmãs, vós estais no meu coração e nas minhas orações, nos corações e orações de todas as comunidades Cristãs, a quem pedi que rezassem de uma forma especial a 8 de Dezembro, pedindo a Nossa Senhora que vos proteja: ela é nossa mãe e vai proteger-vos.

Irmãos e irmãs, a vossa resistência é martírio. São gotas que trazem muito fruto. Por favor, peço-vos que rezem por mim. Que o Senhor vos abençoe e que Nossa Senhora vos proteja.

Que Deus Todo Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, vos abençoe."

in VIS (negritos destacados por nós)


blogger

Sem comentários: