segunda-feira, 4 de maio de 2015

Ler bons romances... porquê e para quê?

Costumam ler Romances?

É uma resposta de Sim ou Não. Aqui ficam algumas ideias sobre cada uma das respostas possíveis:

Não? Bem, deviam. Ou, se isto soa demasiado moralista: ler bons romances pode tornar-vos pessoas melhores, mais felizes, num "novo e mais nobre eu" (Hopkins).

A sério? Porquê? As razões são muitas e o espaço demasiado curto, por isso vou dar apenas uma. Podem chamar a isto um argumento de autoridade. (Vou omitir as más razões para ler mesmo bons romances.)

Quem foi o maior professor do mundo? O que é que ele ensinou? Às vezes dava conferências ao ar livre, pregava sermões - de vez em quando até uma homilia - e usava o método do segundo maior professor do mundo (um grego; o seu nome começa por "S"). Mas ele ensinava "com autoridade", que significa, entre outras coisas, que era um "autor". E, basicamente, ele contava histórias.

O eterno Verbo de Deus tornou-se Carne em Jesus Cristo. E Jesus encarnou os seus ensinamentos em histórias a que chamamos parábolas. Ele sabia que essa era a melhor forma de nós aprendermos, de percebermos o não-sucessivo (verdade eterna) no sucessivo (um enredo temporal).

Toda a boa história é uma encarnação de verdade, beleza e bondade - uma participação nas palavras encarnadas do Verbo Encarnado. Isto não significa que uma história, para ser boa, tem que escrita por ou sobre Católicos. E, claro, pode ser boa artisticamente sem ser boa no seu sentido mais profundo.

Mas, as histórias que nos transformam como as histórias de Jesus transformaram os seus discípulos, têm que surgir de uma imaginação arreigada na Verdade. (Há uma razão para o Senhor dos Anéis, do Católico Tolkien, ser a maior história do século XX.)

Estas são o tipo de histórias que a Ignatius Press procura publicar. Nós pensamos que vão gostar delas porque são bem contadas. Esperamos que vos enriqueçam de uma forma que só as histórias conseguem.

Sim? Então deviam ler boas histórias. Vejam acima para uma explicação.

Fr. Joseph Fessio, S.J.
Editor e fundador da Ignatius Press

in ipnovels.com


blogger

Sem comentários: