terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A Missa na Forma Extraordinária e a Unidade dos Cristãos

Não é segredo nenhum que nos últimos anos a celebração da Missa tradicional tem crescido imenso por todo o mundo. A América é um dos melhores exemplos, mas não está sozinha.

Portugal tem estado a acompanhar esta evolução. Ontem esteve em Lisboa D. Fernando Rifan, Prelado da Administração Apostólica S. João Maria Vianney. É uma comunidade no Brasil que tem a missão, conferida pela Santa Sé, de promover a Missa tradicional.

Foi surpreendente ver uma Igreja de Lisboa cheia numa Segunda-feira à noite, numa cidade que há pouco tempo não tinha Missa na Forma Extraordinária. Mais ainda, os acólitos, todos jovens estudantes universitários, estavam muito bem preparados. Certamente que um especialista reconhecerá pequenas falhas, mas a unidade e a beleza da Liturgia estiveram presentes e ajudaram as pessoas a rezar. Como sempre na nossa história, os portugueses evoluem rapidamente quando se dedicam a sério.

No final da Santa Missa, D. Fernando dirigiu umas palavras muito amáveis de agradecimento. Explicou que não há várias Missas - a Missa é só uma, mas manifesta-se em vários ritos. No mundo Ocidental celebra-se o Rito Romano, o rito oficial do Santo Padre. Acontece que a Missa tradicional é a Forma Extraordinária do Rito Romano, portanto é a mesma Missa e o mesmo rito das Missas que se celebram actualmente.

D. Fernando reconheceu que certas pessoas usam a Missa tradicional para criar conflitos na Igreja e até contra o Papa*. Mas não é assim que ele se coloca. Na verdade, quando em comunhão com o Papa, a Missa tradicional contém uma riqueza inigualável.

Ele contou que, quando esteve em Roma recentemente, falou pessoalmente com o Papa Francisco. O Papa disse-lhe que, vivida na unidade, a Missa na Forma Extraordinária é um tesouro da Igreja. 
Papa Francisco e D. Fernando Rifan
Isto é especialmente importante na semana de oração pela Unidade dos Cristãos. De certa forma, o interesse e devoção pela Missa antiga fomenta a unidade de toda a Igreja e de todos os Cristãos. Esta semana de oração surgiu na Igreja sob a protecção de S. Pio X. Assim, existem umas orações pela unidade dos Cristãos na Forma Extraordinária, que valem a pena ser rezadas esta semana.

Oração colecta da Missa pro unitate Ecclesiæ:

Deus, qui errata córrigis, et dispérsa cóngregas, et congregáta consérvas : quǽsumus, super pópulum christiánum tuæ uniónis grátiam cleménter infúnde; ut, divisióne reiécta, vero pastóri Ecclésiæ tuæ se úniens, tibi digne váleat famulári. Per Dóminum. Deus, que corriges os que estão errados, congregas os que estão dispersos e conservas os que estão unidos, Te pedimos que infundas com misericórdia sobre o povo cristão a graça da tua união; para que, rejeitando a divisão, [o povo] se una ao verdadeiro pastor da tua Igreja e possa servir-te dignamente. Por Nosso Senhor (...)

*Infelizmente, também com a Missa Nova há muitos que se colocam contra o Papa e a Igreja, pelo que dizem e pelas alterações que fazem à liturgia.


blogger

2 comentários:

Ir. Benedita asm disse...

"Pai santo, Tu que a mim te deste, guarda-os em ti, para serem um só, como Nós somos!" (Jo 17, 11)

Unidade e Uniformidade são coisas distintas, mas não é possível a Unidade sem que haja alguns pontos comuns...
Que esta semana de Oração pela Unidade dos Cristãos nos permita perceber o justo equilíbrio entre Unidade e Uniformidade, tanto na vivência da fé como na da liturgia de modo a que, salvaguardando o essencial, possamos "criar pontes" onde o erro humano foi "escavando vales"...

Francisco disse...

Para quando teremos o Santo Padre a celebrar a Santa Missa na Forma Extraordinária dado que vai estando presente no culto de outras relegiões e dos protestantes?
É triste estarmos quase a chegar a 50 anos sem um Santo Padre a celebrar a Santa Missa na Forma Extraordinária.