sábado, 8 de maio de 2021

D. Bosco recomendou aos jovens que queimassem os maus livros

Além do tempo destinado às orações da manhã e da noite, aconselho-vos a dedicar algum tempo à leitura de livros que tratem de coisas espirituais, como: A Imitação de Cristo; a Filoteia, de São Francisco de Sales; A Preparação para a Morte, de Santo Afonso Maria de Ligório; Jesus ao Coração do Jovem; vidas de Santos e outros livros semelhantes.

A vossa alma obterá grandes vantagens com a leitura desses livros; e crescerá o vosso merecimento aos olhos de Deus se contais a outros o que ledes, ou se fizerdes a leitura em sua presença, sobretudo se for para pessoas que não sabem ler.

Se vos recomendo a leitura dos bons livros, devo também vos recomendar encarecidamente que fujais, como da peste, dos maus livros e das más publicações.

Os livros, jornais ou impressos em que a religião e a moral são menosprezadas, lançai-os ao fogo como faríeis com o veneno. Imitai os cristãos de Éfeso, que logo que ouviram de São Paulo o mal que produziam tais livros, apressaram-se a levá-los à praça pública, e fizeram com eles uma fogueira, preferindo que antes caíssem os livros no fogo do que as suas almas no inferno.

Se não o alimentamos o nosso corpo enfraquece e morre; do mesmo modo a nossa alma perde o vigor se não lhe damos aquilo de que ela necessita: o alimento da alma é a palavra de Deus, quer dizer, a pregação e a explicação do Evangelho, o catecismo.'

São João Bosco in 'Carta aos jovens de todos os tempos'


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

E, para reforçar a atitude desse grande Santo, mais uma vez, vou transcrever alguns excertos da Obra-- MANDADA ESCREVER PARA ESTE TEMPO, segundo Jesus-- "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta.
"...das múltiplas razões que Me moveram a mandar escrever esta Obra é o Meu Amor pela Igreja, tanto docente como militante, e o desejo de ajudar as almas, em subida para a Perfeição: "O CONHECIMENTO DE MIM é uma ajuda, A MINHA PALAVRA É VIDA!"
"...Porque quantas coisas não constam no Evangelho, ou transparecem apenas, por trás de espessas cortinas de silêncio, deixadas cair pelos Evangelistas que, pela sua inquebrantável mentalidade de Hebreus, não aprovavam! Credes vós, que sabeis tudo o que Eu fiz?..."
"...Eu vos digo, se devessem ser escritas todas as Minhas Ações, todas as Minhas lições particulares, todas as minhas penitências e orações para Salvar uma alma, seriam necessárias as salas de uma das vossas MAIORES Bibliotecas, para conterem os livros que falassem tudo sobre Mim. E, também, em verdade EU VOS DIGO, que seria melhor JOGAR NO FOGO TANTA CIÊNCIA INÚTIL, POEIRENTA E VENENOSA, a fim de dar lugar aos MEUS LIVROS, do que ficar sabendo tão pouco sobre Mim, adorando aquela Imprensa quase sempre SUJA de SENSUALIDADE OU HERESIA!
"...E esta Obra tem por escopo iluminar uns pontos, que, por complexo de circunstâncias, parecem ter-se coberto de trevas no quadro evangélico, parecendo abrir fraturas...É preciso entender certas atitudes FORTES que Eu tinha, que pareciam contrárias às Minhas exortações constantes de perdão, mansidão e humildade, mas somente, para certos TEIMOSOS e ADVERSÁRRIOS INCONVERTÍVEIS. Lembrai-vos de que Deus, depois de ter usado toda a Sua Misericórdia-- PARA HONRA DE SI MESMO-- sabe também dizer: BASTA! Àqueles que, porque Ele é bom, creem der lícito ABUSAR da Sua longanimidade e tentá-Lo; COM DEUS NÃO SE BRINCA!!