sexta-feira, 12 de maio de 2017

O pedido esquecido de Nossa Senhora de Fátima

100 anos depois da aparição da Virgem em Fátima, a Humanidade ainda teima em ignorar os seus apelos à conversão e à penitência

Quando Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos de Fátima, a 13 de maio de 1917, fez-lhes uma pergunta: "Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser mandar-vos, em acto de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores?" Os jovens Francisco, Jacinta e Lúcia responderam que sim, assumiram o pedido da Virgem Maria e toda a sua vida se transformou numa verdadeira entrega a Deus, pelo resgate das almas.

É impossível não nos lembrarmos do da Anunciação, quando o Céu, de um modo nunca antes visto, dependeu da liberdade de uma única criatura para descer sobre a Terra. Às palavras do anjo, dizendo que Maria Santíssima conceberia e daria à luz o próprio Filho de Deus, ela prontamente respondeu: "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1, 38). Naquele momento, também ela, de modo muito singular, assumia para si a missão de "suportar todos os sofrimentos", "em acto de reparação (...) e de súplica pela conversão dos pecadores" – missão que o profeta do templo resumiria na famosa expressão: "Uma espada trespassará a tua alma" (Lc 2, 35).

Foi a esta missão a que se referiu o Papa Bento XVI em 2010, quando peregrinou a Fátima. "Iludir-se-ia quem pensasse que a missão profética de Fátima esteja concluída" [1]. De facto, ainda hoje, Nossa Senhora se dirige a toda a humanidade o mesmo apelo que fez aos três pastorinhos na Cova da Iria. "Rezai, rezai muito, e fazei sacrifícios pelos pecadores. Muitas almas vão para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas".

Às portas do centenário das aparições da Virgem em Portugal, a hora é propícia para um profundo exame de consciência. O terceiro segredo de Fátima revelou a visão de um Anjo "apontando com a mão direita para a terra" e clamando, com voz forte: "Penitência, Penitência, Penitência!" Diante desse quadro, a pergunta a ser feita é: A humanidade realmente tem feito penitência? O que tem sido feito para atender aos pedidos de Nossa Senhora?

É preciso bater no peito e reconhecer o quão pouco foi feito pelo homem moderno para corresponder aos apelos da Mãe de Deus.

Primeiro, por parte daquelas pessoas que, mesmo assumindo-se como "católicas", não só rejeitaram o conteúdo de Fátima – que, por ser uma revelação particular, não obriga ao assentimento nenhum fiel católico [2] –, mas abandonaram totalmente as próprias verdades da Fé. Também em Fátima, Bento XVI chamou a atenção para o facto de que "muitos dos nossos irmãos vivem como se não houvesse um Além, sem se importarem com a própria salvação eterna" [3]. Sem dúvidas, este é o grande mal deste século: que o homem viva como se Deus não existisse, totalmente alheio às realidades eternas e aos cuidados da sua alma.

Para que acontecesse uma efectiva mudança no mundo, e os corações fossem elevados ao Alto, Nossa Senhora indicou o caminho da penitência. Entra aqui a necessidade do exame de consciência por parte daqueles que crêem, mas ainda se encontram "estacionados" na vida espiritual. É muito comum ver pessoas instigadas pelas aparições da Virgem em Fátima, Lourdes, La Salette... Mas, quantas dessas pessoas despendem os mesmos esforços e as mesmas horas para cumprir os desejos de Deus, expressos pela boca de Maria Santíssima?

"Rezem o Terço todos os dias". Mas, quantas são as famílias que se têm dedicado à oração do Santo Terço? E quantas o têm rezado diariamente, como pediu Nossa Senhora?

"Sacrificai-vos pelos pecadores". Quantos têm verdadeiramente jejuado e feito penitências pela conversão do mundo? Quantos têm se levantado de madrugada ou feito vigílias em família para rezar pelas almas que mais precisam?

"Não ofendam mais a Deus, Nosso Senhor, que já está muito ofendido". E qual tem sido a conduta das pessoas? Será que têm se preocupado em adquirir verdadeira santidade de vida? Como vive a juventude católica, que se reúne nos grupos de oração, vai às Missas e estuda a sua Fé? Como têm vivido aqueles que, com a sua vida, deveriam brilhar como "a luz do mundo" (Mt 5, 14) e espalhar por todos os cantos "o bom odor de Cristo" (2 Cor 2, 15)?

É urgente lembrar que, no fim de contas, de nada adiantam avisos, previsões e surtos de curiosidade nociva sobre o futuro. "Se não vos converterdes, diz o Senhor, perecereis todos do mesmo modo" (Lc 13, 3). O que Jesus e Maria querem dos homens é que sejam santos, rezem e se mortifiquem, este é o único necessário de que fala Nosso Senhor, tudo o mais nos será tirado (cf. Lc 10, 42).

Conversão, penitência e oração: eis, pois, o centro do Evangelho e o núcleo da mensagem de Fátima, e também o de todas as outras recentes aparições da Virgem Maria. Não existe outra escada por onde subir ao Céu, nem outro caminho para chegar à paz.

in padrepauloricardo.org



blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

Este texto está muito claro e muito bem a resumir a mensagem da Cova da Iria.
Se perguntarem aos peregrinos que por estes dias acompanharam as cerimónias qual é, afinal, o motivo de Fátima, poucos ou nenhuns sabem que é oração e penitência.

francisco disse...

Não nos esqueçamos dos pedidos de Nossa Senhora e rezemos pelos pecadores. A eles levemos o Evangelho e coloquemos Deus no centro da nossa Vida.

Na escola de Maria aprenderás a viver no mundo por Cristo, esperando com Fé a hora de Jesus e permanecendo ao pé da Sua Cruz:
http://enxertadosnacruzdecristo.blogspot.pt/2017/05/pelo-triunfo-do-imaculado-coracao-de.html