terça-feira, 15 de julho de 2025

A igualdade defendida pela Revolução Francesa não é católica

I. A sociedade humana, tal qual Deus a estabeleceu, é formada de elementos desiguais, como desiguais são os membros do corpo humano; torná-los todos iguais é impossível; resultaria disso a destruição da própria sociedade humana.

II. A igualdade dos diversos membros da sociedade consiste somente no fato de todos os homens terem a sua origem em Deus Criador; foram resgatados por Jesus Cristo e devem, segundo a regra exacta dos seus méritos e deméritos, ser julgados por Deus e por Ele recompensados ou punidos.

III. Disto resulta que, segundo a ordem estabelecida por Deus, deve haver na sociedade príncipes e vassalos, patrões e proletários, ricos e pobres, sábios e ignorantes, nobres e plebeus, os quais, todos unidos por um laço comum de amor, se ajudam mutuamente para alcançarem o seu fim último no Céu e o seu bem-estar moral e material na terra (Encíclica Quod apostolici muneris).

São Pio X in Motu Proprio ''Fin dalla prima'' (18 de Dezembro de 1903)


blogger

3 comentários:

Anónimo disse...

Peço desculpa, se, na minha ignorância, não entendo a parte do texto em que se diz que Deus quer que haja : ..." príncipes e vassalos, ricos e pobres..."
No meu entender, Deus criou- nos, inicialmente, Perfeitos e Iguais, perante Ele. Mas, pela nossa desobediência, nos fizémos lixo, cheios de imperfeições, até, através da Entrega de Seu Filho Jesus, podermos ser Resgatados...num caminho de Restauração. Ora, segundo o meu entender, foi o Homem que provocou todas as diferenças negativas, entre si...
Agora, essas diferenças devem ser respeitadas, harmonizadas, sempre, numa atitude de Amor e Respeito, sem nunca nenhum se sentir superior e mais importante, seja lá em que situação for: tudo deve contrbuir para a felicidade comum, numa atitude de verdadeiro Serviço e Amor ao Próximo.
Até porque, todos precisamos uns dos outros.
Não acredito que Deus queira que haja ricos e pobres...embora Jesus o tenha dito:"...pobres sempre os tereis..."
Acredito que o disse, porque, infelizmente, Ele sabia o quanto o Homem corrumpido é imperfeito, até o Seu Reino ser completamente implementado, na Terra!

Anónimo disse...

O segundo parágrafo é claro. O terceiro é apenas ideologia, uns gostam outros não.
Michelet, que detesto, escreveu melhor sobre o assunto.

Anónimo disse...

Vem a propósito senhor padre.
Está muito bem!