domingo, 26 de novembro de 2023

Para que fins se oferece o Santo Sacrifício da Missa?

Oferece-se a Deus o Santo Sacrifício da Missa para 4 fins:

1º para honrá-Lo como convém, e sob este ponto de vista o sacrifício é latrêutico (Adoração);

2º para Lhe dar graças pelos seus benefícios, e sob este ponto de vista o sacrifício é eucarístico (Agradecimento);

3º para aplacá-Lo, dar-Lhe a devida satisfação pelos nossos pecados, para sufragar as almas do Purgatório, e sob este ponto de vista o sacrifício é propiciatório (Reparação);

4º para alcançar todas as graças que nos são necessárias, e sob este ponto de vista o sacrifício é impetratório (Petição).

Catecismo de São Pio X


blogger

2 comentários:

Eduardo disse...

"O sacrifício encerra dois mistérios: o mistério de expiação e o mistério de renovação; mistério de morte e mistério de vida.
Mistério de expiação: oferecendo à morte um qualquer outro ser(ver Levítico e Números), o homem confessa, por um lado, que seria ele que mereceria ser imolado e que a vítima é apenas um seu representante; por outro lado, ele proclama a sua dependência absoluta face a Deus, a necessidade que d'Ele tem e o reconhecimento que Lhe deve, pela vida e por todos os meios de a manter.
Mistério de renovação: pela autêntica proclamação que faz da sua culpabilidade e do seu nada. o homem reposiciona-se face a Deus nas suas relações verdadeiras: reintegra-se e regenera-se.
Daí as duas características invariáveis dos sacrifícios: uma solene tristeza acompanhada ou seguida de uma alegria que se manifesta em demonstrações não equívocas..."(in "Tratado do Espírito Santo" de j. Gaume)

Maria José Martins disse...


Meu Deus, quanta ignorância que por aí anda...E porque alguém decidiu acabar com o Catecismo de S. Pio X, porque estava ultrapassado.
Acredito, que se tenha dado mais ênfase à vivência "humana" da Palavra--ou tentado dar--mas a DOUTRINA, o porquê das coisas...ficou na gaveta e, agora, nem uma coisa nem outra.
E à medida que os tempos avançam e se vão recolhendo os frutos, é o que se vê! Banalizou-se TUDO, (Doutrina) aquilo que nos fazia entender a ORIGEM SAGRADA de tantos "rituais" e, logicamente, quando não se entende, o interesse também desaparece. E, hoje, vamos transformando a Missa num mero ENCONTRO de irmãos, até que seja substituída, como já o é, em dado momento em Fátima, O ALTAR DO MUNDO, PELA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA!
E, assim, lentamente e de forma sub-reptícia, começo a acreditar que chegaremos à demolição TOTAL do Santo Sacrifício, como já se vai conjeturando, igualando-nos aos nossos irmãos Protestantes, nivelando POR BAIXO, em vez de sermos nós a CONVERTÊ-LOS, tal como é o desejo de Jesus, que tanto anseia pelo regresso desses irmãos separados, ao SEU REDIL, e nos pede que rezemos, considerando-os, até até lá, SEMPRE IMPERFEITOS, porque, SEPARADOS DA VIDEIRA, não recebem A SUA SEIVA!- Da Obra: "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta.