terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Mensagem de Advento e Noite de Oração


Olá!

O tempo do Advento, este tempo que nos prepara para o Natal, tem tudo para não dar certo. Parece uma repetição e, pior, é tempo de espera. Repetir é sempre bastante cansativo. Acontece às mães que perguntam aborrecidas ao filho: “Quantas vezes tenho que dizer a mesma coisa?”. A repetição de gestos e palavras vira facilmente rotina. Acabamos todos por perder o sentido do que estamos a fazer, nem pensamos mais, é automático e fastidioso. Também aguardar é sempre um drama. Parece que o sinal nunca vai abrir, que a ligação nunca se completa e que a fila aumenta em vez de diminuir. Haja paciência!

Mas podemos sempre ver as coisas de um outro ponto de vista, sobretudo quando o que se repete é importante e quem se espera é aguardado de coração. Quantas coisas agradáveis nós todos gostaríamos poder repetir, mas nem sempre é possível. Quem nunca gritou cheio de entusiasmo e emoção: “bis” num concerto, numa representação artística, após o malabarismo de um equilibrista? Assim também mexe conosco, ver pessoas a sorrir e a abraçar-se numa estação. Quem chega e quem aguarda estão sérios; um cansado da viagem, o outro preocupado, mas quando se vêem, os rostos dos amigos ficam logo sorridentes. Há esperas que animam, abrem aos sonhos e às esperanças, são momentos inesquecíveis; acontece como na espera do nascimento de um filho, acontece com a resposta negativa de um exame médico. Também o Advento e o Natal podem tornar-se rotina de final de ano, com as despedidas melosas de quem deixa o escritório, os discursos formais do chefe, as lagrimas fingidas dos colegas, os presentes inúteis esquecidos num canto.
Advento e Natal não podem ser assim. Quem chega é Jesus e quem o deve acolher somos nós. De um lado, o Deus feito homem, que se faz pequeno e humilde, para ver se agora tem um lugar para Ele; do outro lado, uma humanidade que, no meio de tanto barulho, custa a admitir o seu vazio. O segredo para prepararmos o Natal é este: admitir que nos falta algo, que não estará na próxima promoção natalícia ou na festa de final de ano. Algo que só podemos conseguir se nos prepararmos, se o desejarmos, se o reconhecermos.

Talvez muitos de nós, nestes dias, estejamos a preparar a casa para acolher algum parente que virá passar o Natal em família, ou também se preparem para uma viagem, para visitar alguém. Quem acolhe e quem visita tem que se preparar. Não gostamos de ser apanhados de surpresa e quem viaja gosta de levar o necessário.

Para acolher Jesus, basta parar um pouco, pensar, refletir, olhar para trás, para o ano que passou e, muito mais, olhar para frente. O que esperamos? O que gostaríamos que acontecesse? Porque Ele, Jesus, vem para caminhar conosco, é o Deus conosco, Emanuel será chamado. Vai ajudar-nos a encontrar uma solução, porque Ele é a Luz. Vai ajudar-nos a perdoar e a amar de novo, porque Ele é o Príncipe da Paz. Mas Jesus vai fazer isso no silêncio, como na noite de Natal; na percepção da vida que vem e que passa e, do novo, podemos fazer acontecer dentro e fora de nós. Vale a pena preparar-nos para encontrar e reconhecer Jesus outra vez, para adorá-lo com todo o coração como os Magos. A alegria será bem maior do que pensávamos.

Para ajudar a tua caminhada de Advento e de preparação para o Natal, quero convidar-te a estares presente na próxima noite de oração das ejNS, que será na Igreja do Estoril, às 21h00, na próxima quinta-feira, dia 7 de Dezembro, nas vésperas da festa em honra da Imaculada Conceição.

Conto contigo!

Pe. Nuno Westwood
Vigário Paroquial do Estoril
Conselheiro espiritual do Sector de Cascais das ejNS


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

A internet é maravilhosa nao?
Cá comigo, penso, reflito, e Deus presente no meu coração me dá as respostas pra todas as minhas dúvidas. Esta eh a ultima pagina que decidi visitar na pesquisa que fiz, e sem procurar, Deus fez - por meio desta pagina - questão de esclarecer-me esta tão batida rotina da liturgia.
Estou fechando o ano com chave de ouro, minha vida mudou e este natal será marcado como aquele em que eu nasci.

Continua a anunciar! O espírito está contigo!

E viva ao Pai!

Bjs, abraços e a paz de Cristo :D