domingo, 13 de julho de 2014

10 frases do Papa Francisco sobre Futebol

O Papa Francisco é um apaixonado pelo futebol e levou o seu amor à camisola até ao Vaticano. Desde pequeno que jogava com os seus amigos num terreno situado junto à Igreja da Medalha Milagrosa, no seu bairro natal de Flores. E foi o pai, Mario Bergoglio, quem o iniciou nesse caminho e o contagiou com a paixão pela sua equipa favorita, San Lorenzo de Almagro, um clube fundado por um sacerdote em 1908 para resgatar as crianças que viviam nas ruas.
Por ocasião do Mundial do Brasil 2014, o Papa Francisco enviou uma vídeo-mensagem em que expressou os seus desejos para este campeonato: "esta Copa do Mundo poderia converter-se na festa da solidariedade entre os povos" e explicou que o futebol além de ser um jogo "é ao mesmo tempo uma oportunidade para o diálogo, para a compreensão e para o enriquecimento humano recíproco". [VIDEO]
O “Papa do fim do mundo” não hesita em usar metáforas do mundo do desporto nas suas audiências para chegar ao coração de homens e mulheres. Recolhemos aqui 10 frases futebolísticas pronunciadas por Francisco.
1. “Se num estádio numa noite escura, uma pessoa acende uma luz, mal se vê; mas se os mais de setenta mil espetadores acenderem, cada um, uma luz, o estádio fica iluminado. Façamos com que a nossa vida seja uma luz de Cristo.” (Audiência Geral na Praça São Pedro, 12 Junho 2013)

2. “Que faz um jogador quando é chamado para fazer parte de uma equipa? Tem que treinar e treinar muito. É também assim a nossa vida de discípulos do Senhor.” (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de Julho de 2013)
3. “Quando «se usa a camisola», procurando viver como cristãos, experimentamos algo grande: nunca estamos sós, fazemos parte de uma família de irmãos que percorrem o mesmo caminho.” (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de Julho de 2013)
4. Jesus pede-nos que O sigamos toda a vida, pede-nos que sejamos os seus discípulos, que «joguemos na Sua equipa». (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de Julho de 2013)
5. Rapazes e raparigas, por favor, não fiquem na fila da história, sejam protagonistas! Joguem para a frente! Chutem para a frente! Construam um mundo melhor! Um mundo de irmãos, um mundo de justiça, de amor, de paz, de fraternidade, de solidariedade! Joguem-na sempre para a frente! (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de Julho de 2013)
6.“Queridos amigos, não se esqueçam: vocês são o campo da fé. Vocês são os atletas de Cristo.” (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de Julho de 2013)

7. Jesus oferece-nos algo muito maior que a Taça do Mundo! Oferece-nos a possibilidade de uma vida fecunda e feliz, e também um futuro com Ele que não terá fim, a vida eterna (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de Julho de 2013)
8. “Vós sois referência para tantos jovens e modelo de valores encarnados na vida. Eu tenho confiança em todo o bem que poderão fazer entre os rapazes.” (Discurso às delegações nacionais de futebol de Itália e da Argentina, 13 de Agosto de 2013)
9. “O desporto é importante, mas deve ser autêntico desporto. Promovam essa atitude de «aficcionados» que elimina definitivamente o perigo da discriminação. Quando as equipas vão por este caminho, o estádio enriquece-se humanamente, desaparece a violência e voltam a ver-se as famílias nas tribunas”. (Discurso às delegações nacionais de futebol da Itália e da Argentina, 13 de Agosto de 2013)
10. “Peço-vos que rezem por mim, para que também eu, no «campo» em que Deus me colocou possa jogar uma partida honrada e valente para o bem de todos nós.” (Discurso às delegações nacionais de futebol de Itália e da Argentina, 13 de Agosto de 2013)


blogger

1 comentário:

Antónimo disse...

Venceu a Alemanha com todo o mérito pelo que fez em todo o certame... E lá vai o Messi fazer a capa do FIFA 2015.
Seria uma boa altura para efectuar um mundial low cost.