sexta-feira, 15 de maio de 2015

Novena ao Espírito Santo

“Quando chegou o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído semelhante ao soprar de um impetuoso vendaval, e encheu toda a casa onde se achavam. E apareceram umas como línguas de fogo, que se distribuíram e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os impelia que falassem.” (Actos dos Apóstolos 2, 1-4)

O Pentecostes é uma das mais importantes celebrações do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, momento em que eles receberam o dom de falar em diferentes línguas, bem como outros dons que, mais tarde, manifestaram, como, por exemplo, as curas e os milagres realizados.

É também considerada como a data em que se inicia a actuação da Igreja de Jesus, pois, após o Pentecostes, tendo recebido já o Espírito Santo sobre si, os apóstolos iniciaram o seu trabalho buscando a conversão dos homens ao Evangelho e iniciando a divulgação do cristianismo no mundo.


ORAÇÃO INICIAL

Ó Espírito Santíssimo, fogo sagrado que alumiais as almas e abrasais os corações: por misericórdia Vossa, Senhor, a nossa pobre alma Vos deseja, Vos invoca e Vos procura para que a purifiqueis das suas manchas, para que a ilumineis nas suas trevas e lhe comuniqueis os Vossos dons.

Sim, dignai-Vos consagrar a nossa alma com a unção da Vossa graça, para que ela se converta em templo Vosso. Purificai a nossa memória, para que ela sempre recorde os Vossos benefícios; ilustrai o nosso entendimento, para que saiba meditar a Vossa lei; inflamai a nossa vontade, para que ela, respeitosa e dócil, se submeta em tudo à Vossa vontade. E visto que somos tão miseráveis, purificai todos os afectos do nosso coração, para que ele se torne digno dos Vossos dons.

INVOCAÇÕES (Para todos os dias da novena)


Ó, Espírito Santo, concedei-nos o dom do Entendimento, para que, iluminados pela luz celeste da vossa graça, entendamos as sublimes verdades da salvação, a doutrina da santa religião. (Avé-Maria...)

Ó, Espírito Santo, concedei-nos o dom da Sabedoria, a fim de que cada vez mais, amemos as coisas divinas, e, abrasados no vosso amor, busquemos com alegria as coisas do céu a tudo o que é mundano, e nos unamos para sempre a Jesus, sofrendo tudo por seu amor. (Avé-Maria...)

Ó, Espírito Santo, concedei-nos o dom da Ciência, para que conheçamos as nossas misérias e fraquezas, a beleza da virtude e possamos ver claramente as ciladas do demónio, da carne e do mundo, para poder evitá-las. (Avé-Maria...)

Ó, Espírito Santo, concedei-nos o dom do Conselho, tão necessário na vida, para que sempre escolhamos o que mais vos agrada, sigamos em tudo a vossa vontade e com bons e carinhosos conselhos, socorramos os nossos irmãos. (Avé-Maria...)

Ó, Espírito Santo, concedei-nos o dom da Fortaleza, para que desprezemos os respeitos humanos, fujamos do pecado, pratiquemos a justiça com santo fervor e enfrentemos com paciência os desprezos, perseguições e a própria morte, antes que renegar por palavras e por obras a Nosso Senhor Jesus Cristo. (Avé-Maria...)

Ó, Espírito Santo, concedei-nos o dom da Piedade, fazendo-nos amar a Deus com íntimo amor, como nosso Pai; a Maria Santíssima, como nossa Mãe e a todos os homens como nossos irmãos. (Avé-Maria...)

Ó, Espírito Santo, concedei-nos o dom do Temor de Deus para que sempre nos lembremos com reverência e profundo respeito da vossa divina presença e procuremos jamais ofender-vos. (Avé-Maria...)

ORAÇÃO FINAL:

Pelo mistério de Pentecostes, Senhor, santificai a vossa Igreja; irradiai os dons do Espírito Santo sobre o Universo. Continuai, através dos corações dos que crêem, a realizar os prodígios que em vossa misericórdia realizastes desde o início da pregação evangélica. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. (Ave-Maria...)

“Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Com efeito, não recebestes um espírito de escravos, para recair no temor, mas recebestes um espírito de filhos adoptivos, pelo qual clamamos: Abba! Pai! O próprio Espírito se une ao nosso espírito para atestar que somos filhos de Deus. E se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, pois sofremos com Ele para também com Ele sermos glorificados.” (Carta aos Romanos 8, 14-17)


blogger

Sem comentários: