sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Aprender boa teologia em pouco tempo - Catecismo de S. Pio X

Certo dia um amigo meu, seminarista, dizia-me que no seu último ano de seminário, antes de se ordenar, queria dedicar algum tempo a estudar. Fiquei intrigado, porque a verdade é que nos cinco anos anteriores este meu amigo tinha estado a fazer um curso superior de teologia.

Sem considerar se há cursos de teologia bons ou maus (numa universidade Católica deviam ser sempre bons), quando uma pessoa estuda muito um tema pode cair no erro de não ligar à simplicidade dos assuntos que está a estudar. Isto é típico em muitos alunos de doutoramento, que são uns génios mas depois têm dificuldade em explicar o que sabem às pessoas que não estudaram o mesmo que ele.

Este problema pode também surgir em quem estuda teologia só que, quando olhamos para o caso dos Cristãos, o problema é mais grave.

Um cristão, seja sacerdote ou leigo, tem que saber explicar a doutrina Cristã a todas as pessoas. E às vezes custa ver sacerdotes a fazer homilias com palavras muito confusas e técnicas, pouco perceptíveis pela pessoa comum. Se calhar até nós, leigos, quando tentámos explicar certos ensinamentos da Igreja a amigos, tornámos uma coisa que é simples numa confusão.

Uma das formas de aprender teologia Católica de uma forma simples e rápida é ler o Catecismo de S. Pio X. O Pe. Giuseppe Sarto, durante muitos anos da sua vida, foi um simples e santo pároco de uma aldeia, o que lhe permitiu conhecer a catequese que os fiéis tinham. A Graça de Deus levou-o a tomar a Cátedra de S. Pedro em 1903, escrevendo depois um Catecismo (de S. Pio X) que muito contribui para a formação dos Católicos em todo o mundo, praticamente até ao pontificado de S. João Paulo II.

Para não perder tempo, S. Pio X aceitou ser pintado, mas enquanto estudava.
De notar a imagem do Sto. Cura d'Ars em cima da sua secretária.
É muito provável que as nossas avós conheçam bem este Catecismo. Na verdade, até é provável que algumas avós o tenham em casa, nalguma prateleira com livros antigos. Comparado com os Catecismos de hoje, mesmo com o YouCat, é muito pequenino e lê-se rapidamente.

O livro pode ser encontrado online aqui, no site da diocese de Braga.
E recomendo também a versão inglesa que tem um índice com links, talvez mais fácil.

Quando começou a escrever o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, o Cardeal Ratzinger, poucos anos antes de ser eleito Papa, deu uma entrevista, na qual recomendou o Catecismo de S. Pio X:
"A fé como tal é sempre idêntica. Portanto, o Catecismo de São Pio X conserva sempre o seu valor. O que pode mudar é a maneira de transmitir os conteúdos da fé. (...) É preciso não esquecer que aquele Catecismo derivava de um texto preparado pelo próprio Papa quando fora bispo de Mântua. O texto era fruto da experiência catequética pessoal de Giuseppe Sarto, e tinha como características a simplicidade de exposição e a profundidade de conteúdos. Também por isso, o Catecismo de São Pio X poderá continuar a ter no futuro alguns amigos." Entrevista ao Cardeal Ratzinger, 30Giorni (Abril 2003)

Para mostrar a simplicidade e clareza do Catecismo de S. Pio X, deixo aqui alguns pontos do mesmo livro.

4) Que é a Doutrina Cristã? A Doutrina Cristã é a doutrina que Jesus Cristo Nosso Senhor nos ensinou, para nos mostrar o caminho da salvação. 
8) Como é que temos a certeza de que a Doutrina Cristã, que recebemos da Santa Igreja Católica, é verdadeira? Temos a certeza de que a Doutrina Cristã, que recebemos da Igreja Católica, é verdadeira, porque Jesus Cristo, autor divino desta doutrina, a confiou por meio dos seus Apóstolos à Igreja Católica, por Ele fundada e constituída Mestra infalível de todos os homens, prometendo-Lhe a sua divina assistência até à consumação dos séculos. 
9) Há mais provas da verdade da Doutrina Cristã? A verdade da Doutrina Cristã é demonstrada ainda pela santidade eminente de tantos que a professaram e professam, pela heróica fortaleza dos mártires, pela sua rápida e admirável propagação no mundo, e pela sua plena conservação através de tantos séculos de muitas e contínuas lutas. 
49) Que é o homem? O homem é uma criatura racional, composta de alma e corpo.
50) Que é a alma? A alma é a parte mais nobre do homem, porque é substância espiritual, dotada de inteligência e de vontade, capaz de conhecer a Deus e de O possuir eternamente. 
51) Pode-se ver e apalpar a alma humana? Não se pode ver nem apalpar a nossa alma, porque é espírito. 
52) Morre a alma humana com o corpo? A alma humana nunca morre; a fé e a mesma razão provam que ela é imortal. 
53) É livre o homem nas suas acções? Sim, o homem é livre nas suas acções; e cada qual sente, dentro de si mesmo, que pode fazer uma acção e deixar de fazê-la, ou fazer antes uma que outra. 
649) Deve considerar-se a Eucaristia só como Sacramento? A Eucaristia não é somente um Sacramento; é também o sacrifício permanente da Nova Lei, que Jesus Cristo deixou à Igreja, para ser oferecido a Deus pelas mãos dos seus sacerdotes. 
652) Que é então a santa Missa? A santa Missa é o sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, oferecido sobre os nossos altares, debaixo das espécies de pão e de vinho, em memória do sacrifício da Cruz. 
657) Para que fins se oferece o Santo Sacrifício da Missa? Oferece-se a Deus o Santo Sacrifício da Missa para quatro fins:
1º para honrá-Lo como convém, e sob este ponto de vista o sacrifício é latrêutico; [Adoração]
2º para Lhe dar graças pelos seus benefícios, e sob este ponto de vista o sacrifício é eucarístico; [Acção de Graças]
3º para aplacá-Lo, dar-Lhe a devida satisfação pelos nossos pecados, para sufragar as almas do Purgatório, e sob este ponto de vista o sacrifício é propiciatório; [Expiação]
4º para alcançar todas as graças que nos são necessárias, e sob este ponto de vista o sacrifício é impetratório. [Petição]


blogger

Sem comentários: