segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Atraente e vestida com decoro

A jovem desenhadora inglesa Helena Machin aconselha: "Se queres ser tratada como uma senhora, veste-te como uma senhora"
Helena Machin é uma jovem desenhadora inglesa de 30 anos de idade que trabalha para clientes importantes em Londres. Depois da morte do irmão e no meio de uma cultura que facilmente coisifica a mulher, decidiu ajudá-las a vestir de modo atraente e com decoro.

Machin sofreu a perda do irmão James há 3 anos, vítima de cancro. Essa morte e a aproximação à Igreja motivaram-na a dar um novo rumo à trajectória profissional como desenhadora.

"Quero investir parte do meu tempo na nova geração. Quero ajudá-las a abraçar a feminidade com roupa decorosa e atraente, pois assim podem alcançar todo o potencial que Deus lhes deu", comenta. 

Sobre o irmão, Helena recorda-o como "alguém que serviu outros, mostrando-lhes o caminho para Cristo com o bom exemplo e o bom humor. Conseguiu, além do mais, que muitos voltassem à fé".

Uma das actividades recentes de Helena foi uma conferência em que explicou as diferentes silhuetas do corpo da mulher e a forma de vestir adequada a cada uma.

Na opinião de Amy Mulvenna, de 23 anos, estudante de crítica de arte, "a maneira como Helena se refere à feminidade procura a relação positiva entre o vestir e a personalidade pessoal".

"Acho que estamos tão esmagados pelas revistas mais famosas que é importante não esquecer cada uma de nós deve apresentar-se com respeito. Revalorizar esse equilíbrio dá mais consistência e mais credibilidade à mulher", acrescentou.

Para Emily Green, aluna da escola de gestão do King's College em Londres, o trabalho deHelena "redefine os papéis e a diferença entre homens e mulheres. As mulheres tornaram-se muito masculinas para se integrarem no mundo laboral. Isso confunde os homens e torna-os mais violentos, quando isso é precisamente uma coisa que as mulheres não querem nem esperam".

"Fascina-me o estilo de desenho da Helena", acrescenta e destaca que "todas queremos reconhecimento social e algumas vezes as mulheres vestem-se para agradar, e não se apercebem de que isso infunde menos respeito. Se uma pessoa não se respeita a si mesma não pode esperar respeito dos outros."

"Vim porque queria ter ideias para me vestir melhor", conta Vicky Weissmann, estudante de medicina. "Se estivermos confortáveis com o que usamos então teremos maior confiança. Além disso, acho que é uma cortesia para com os outros o vestir-se bem".

Helena, que se aproximou do Opus Dei e decidiu viver a sua vida cristã santificando o trabalho, começou uma série de projectos, entre os quais um curso intensivo no Baytree Centre de Londres para jovens dos 14 aos 18 anos. Tem programadas também um conjunto de conferências em universidades e escolas.

Helena deixa um conselho final: "Se queres ser tratada como uma senhora, veste-te como uma senhora".

in acidigital



blogger

3 comentários:

José Lima disse...

As mulheres verdadeiramente católicas, na sua feminilidade e modéstia, são as mais belas que alguma vez conheci, um autêntico tesouro sem preço!

XX disse...

Como me tenho divertido neste blog (onde caí de para-quedas) em vez de andar madrugada dentro a navegar pela net por coisas pouco católicas, pouco femininas e pouco modestas! Acho que nunca devemos navegar ao acaso na internet estamos a pedir lixo. Por exemplo, há quem esbanje o tempo em sex live cams se conhecessem este blog tenho a certeza que lhes passava logo o vício.

Anónimo disse...

Não quero ferir susceptibilidades por levar na brincadeira, desculpem-me se se sentem ofendidos com alguma coisa, mas certos textos e até comentários parecem-me de outro planeta... espero não ficar contagiada!