sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Quando um Cristão visita Miami

Normalmente, quando uma pessoa viaja, repara nas coisas que lhe são mais familiares. Ora, Miami é uma das cidades mais famosas dos Estados Unidos: para além da praia e da noite, aparece frequentemente em muitas séries e filmes. Que sinais é que um Cristão poderia encontrar do seu Cristianismo?

Ao contrário da Europa, que ouviu falar de Cristo directamente dos Apóstolos, o primeiro contacto dos Americanos com o Evangelho foi apenas no final do século XV e por isso seria de esperar que a cultura Cristã não se notasse tanto. No entanto, a cidade de Miami transparece a fecundidade do apostolado da Igreja no mundo.

É surpreendente ver a quantidade de igrejas Católicas presentes hoje em Miami. E não são igrejas quaisquer. Toda a arte ensina catequese. Vitrais, retábulos, portas ou mesmo relevos nas costas dos bancos ensinam doutrina às pessoas que lá entram. Por exemplo, a igreja de Little Flower, construída no início do século XX, é uma igreja dedicada a Sta. Teresinha do Menino Jesus. As portas de madeira ao longo de toda a igreja têm os sacramentos com os nomes e desenhos gravados na madeiras.


Outro exemplo é a igreja do Gèsu em downtown Miami. Na entrada via-se logo um cartaz pedindo orações pelos sacerdotes e seminaristas jesuítas, vestidos de preto com cabeção na fotografia. Os enormes vitrais em ambas as paredes mostravam os mistérios da vida de Nossa Senhora. E a Via Sacra eram esculturas brancas onde a única personagem a cores era a Virgem Maria. Entre muitas outras coisas.

Numa cidade destas, é impressionante encontrar arte tão piedosa. O apostolado de muitos homens e mulheres que chegaram à América lançou sementes profundas que ainda hoje se vêem, nos sítios que menos se espera.

Nuno CB



blogger

1 comentário:

Ir. Benedita asm disse...

Nosso Senhor dizia:"Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!"...
Hoje (neste caso), era mais "Quem tem olhos para ver, veja!"