quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Tornaram-se loucos para serem sábios

O desígnio de Deus não foi apenas descer à terra, mas ser nela conhecido; não foi nascer, apenas, mas dar-Se a conhecer. De facto, é com vista a esse conhecimento que celebramos a Epifania, esse grande dia da sua manifestação. Hoje mesmo, de facto, os magos vieram do Oriente em busca do nascer do Sol da Justiça (Mal 3,20), Esse de Quem se diz: «Eis o homem, cujo nome é Oriente» (Za 6,12). Hoje adoraram o Menino nascido da Virgem, seguindo a direcção traçada por uma nova estrela. Temos pois aqui, irmãos, um grande motivo  de alegria, como aliás também nas palavras do apóstolo Paulo: «A bondade de Deus nosso Salvador e o seu amor pelos homens foram-nos manifestadas» (Tt 3,4).

Que fazeis, magos, que fazeis? Adorais um Menino de colo, envolto em faixas miseráveis, num pobre casebre? Será Ele Deus? Mas «Deus mora no seu templo santo, o Senhor tem o seu trono nos céus» (Sl 10,4), e vós, vós procurai-Lo assim num qualquer estábulo, uma criança de colo? Que fazeis? Porque ofereceis esse ouro? Será este o rei? Mas onde está a sua corte real, o seu trono, a multidão dos seus cortesãos? Acaso um estábulo é um palácio, acaso uma manjedoura é um trono, serão Maria e José membros da sua corte? Como podem os homens ser tolos a ponto de adorar uma simples criança, um ser desprezível, quer pela sua pouca idade, quer pela evidente pobreza de seus pais? 

Loucos, sim, tornaram-se loucos, para serem sábios; o Espírito Santo ensinou-lhes primeiro o que o apóstolo Paulo mais tarde proclamou: «Aquele que quer ser sábio torne-se louco para ser sábio. Pois já que o mundo, por meio da sua sabedoria, não conseguiu reconhecer Deus na sua Sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação» (1 Cor 1,21). Prostaram-se portanto diante daquela humilde criança, prestando-Lhe homenagem como a um rei, adorando-O como um Deus. Aquele que de longe os guiou através de uma estrela fez brilhar a sua luz no mais fundo dos seus corações.

S. Bernardo de Claraval in 1º Sermão para a Epifania


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

E toda a sua loucura não era mais que a HUMILDADE que habitava em seus corações, consequência duma vida íntegra de Fidelidade ao Deus Altíssimo, que tanto Amavam e queriam Adorar!
E tudo isso Jesus nos diz, na Obra "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta:
"...E agora? Que vos direi ó almas, que percebeis que a FÉ está morrendo?
Aqueles Sábios do Oriente nada tinham que lhes desse a certeza da verdade. Nada tinham de sobrenatural; apenas tinham cálculos astronómicos e as reflexões, que sua VIDA ÍNTEGRA tornavam perfeitas. Contudo, tiveram FÉ em tudo: na Ciência, na Sua Consciência e na Bondade Divina..."
"...E eles tiveram êxito! Só eles, entre tantos estudiosos de sinais compreenderam AQUELE SINAL, porque só eles tinham na alma, a ânsia de conhecer as Palavras de Deus, com FIM RETO, que consistia em dar Honra e Louvor a Deus de IMEDIATO; eles não procuravam a sua própria utilidade. Ao contrário, eles foram de encontro às fadigas e despesas e não PEDIRAM NENHUMA COMPENSASÃO HUMANA! Eles pediram somente, que Deus Se lembrasse deles e os SALVASSE, ETERNAMENTE!
"...Se fosseis vós, teríeis pensado em mil dificuldades, para tão grande viagem.--e Jesus enumera um sem número delas--É assim que vós raciocinais, mas eles não, e disseram com sincera ousadia: Tu ó Deus, que lês os nossos corações, sabes qual é o fim que perseguimos. Em Tuas mãos, nos entregamos. Concede-nos a alegria sobre humana de ADORAR a 2ª Pessoa que Se fez Carne, para a Salvação do mundo!..."
"...Um único temor os assaltou, quando a estrela que os guiava desapareceu...e, humildes, não pensam que é por maldade de outrem, mas, porque são realmente GRANDES, eles examinam as suas consciências e pensam que são eles que não merecem a ajuda de Deus; e com TEMOR e CONTRIÇÂO, põem-se prontos para pedir perdão..."
"...Este Sábios eram REALMENTE GRANDES-- diz Jesus-- pela Ciência, pela Virtude Sobrenatural e pela Riqueza...mas se JULGAVAM NADA, pó da Terra, comparados COM O DEUS ALTÍSSIMO!..."

E isto, aplicado aos dias de hoje e ao que estamos a passar, pode muito bem levar-nos a concluir que, tal como Jesus nos adverte, DEUS FOI SIMPLESMENTE EXCLUÍDO DESTE PROCESSO TODO e, por isso, OS SINAIS QUE PODERIAMOS ENTENDER, PASSAM-NOS AO LADO, ao ponto de ANULARMOS TOTALMENTE A SUA INTERVENÇÃO E AJUDA!