segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Santa Teresinha queria ser amável com as Irmãs menos amáveis

Santa Teresinha do Menino Jesus, doutora da Igreja, tem muito para nos ensinar. Por exemplo isto:

Notei (e é muito natural) que as Irmãs mais santas são as mais amadas; procura-se conversar com elas, [e] prestam-se-lhes serviços sem que os peçam. As almas imperfeitas, pelo contrário, não são nada procuradas; as pessoas mantêm-se, sem dúvida, em relação a elas, dentro dos limites da cortesia religiosa, mas, receando talvez dizer-lhes algumas palavras pouco amáveis, evitam a companhia delas. Eis a conclusão que daí tiro: devo procurar, no recreio, nas licenças, a companhia das Irmãs que me são menos agradáveis, [e] exercer junto dessas almas feridas o ofício do Bom Samaritano [Lc 10,30-35]. 

Uma palavra, um sorriso amável, bastam, muitas vezes, para alegrar uma alma triste; mas não é exclusivamente para atingir esse objectivo que quero praticar a caridade, pois sei que bem depressa desanimaria: uma palavra que terei dito com a melhor intenção poderá ser interpretada completamente ao contrário. 

Assim, para não perder o meu tempo, quero ser amável para com todas (e em particular para com as Irmãs menos amáveis) para dar alegria a Jesus e corresponder ao conselho que Ele dá no Evangelho mais ou menos nestes termos: «Quando derdes um banquete, não convideis os vossos parentes nem os vossos amigos, não vão eles também convidar-vos, por sua vez, recebendo [vós] assim a vossa recompensa; mas convidai os pobres, os coxos, os paralíticos, e sereis felizes por eles não vos poderem retribuir, pois o vosso Pai, que vê no segredo, vos recompensará» [Mt 6,4]. Que banquete poderia uma carmelita oferecer às suas Irmãs, senão um banquete espiritual composto de caridade amável e alegre? 

Quanto a mim, não conheço outro, e quero imitar São Paulo, que se alegrava com os que encontrava alegres; é verdade que chorava também com os aflitos [Rm 12,15], e algumas vezes as lágrimas devem aparecer no banquete que quero oferecer, mas procurarei sempre que essas lágrimas se transformem em alegria [Jo 16,20], já que o Senhor ama os que dão com alegria [2Cor 9,7].

in 'Manuscrito autobiográfico C' (28rº-vº)


blogger

1 comentário:

maria José Martins disse...


Tantas "Doutoras da Igreja"... Tantos "Místicos, agraciados por Deus", com manifestações Sobrenaturais e Mensagens para a Humanidade, acrescidas de conselhos para crescermos em Santidade, através da indicação dos devidos remédios: Sacramentos, Vivência RADICAL da Palavra de Deus, oração do TERÇO e todos os outros tipos de Oração...
Tantas APARIÇÕES da Virgem Mãe-- e insisto naqueles já aceites como verdadeiras-- que, para além de apelarem à Conversão e à Penitência, TAMBÉM nos indicam soluções concretas, capazes de travar a IRA DE DEUS, por tanta PERVERSÃO e ingratidão humanas...
Tantos Mártires pela Fé, que, segundo aprendemos, atraem para este mundo, cada vez mais paganizado, as Bênção de Deus...
Enfim, tantos, mas tantos MIMOS, que Deus não Se cansa de oferecer à Sua Igreja, a ÚNICA VERDADEIRA E SANTA; a ÚNICA que O é, porque é a ÚNICA INSTITUÍDA por Jesus Cristo!
Ele mesmo Se lamenta a Santa Faustina, na Novena da Misericórdia--para não citar outros menos conhecidos pelo "POVO"...-- que a sua separação Lhe dilacera o coração, pedindo que rezemos para que VOLTEM AO REDIL E SE CONVERTAM...pois, serão SEMPRE IMPERFEITAS, dado estarem separadas da VIDEIRA!!!
Contudo, os GRANDES TEÓLOGOS insistem na INLUSÃO, SEM CONVERSÃO: "Tudo ao molho e fé em Deus!"
E, para piorar, TEIMAM em COPIAR os MODELOS de orientação Protestante, que, acredito, até possam ser bem intencionados, mas para ELES! E desprezam TODA A RIQUEZA que nos é oferecida DIRETAMENTE por DEUS e pelas SUAS ALMAS DE PREDILEÇÃO, Escolhidas como embaixatrizes, para nos AJUDAREM no melhor cumprimento da SUA VONTADE! É o próprio Jesus que assim refere.
Sendo assim, NUNCA é demais recordar a vida e a OBRA destas Santas e Santos, que, infelizmente, estão cada vez mais ESQUECIDOS, talvez pela sua RIGIDEZ, na Obediência e OBSERVÂNCIA à Vontade de Deus...
Que Jesus tenha Misericórdia!

--"GOD, SAVE YOUR CHURCH!"