quinta-feira, 11 de julho de 2019

Não cortejar sem querer casar

O ponto mais importante consiste em depositar no coração dos adolescentes um alto ideal moral, norteado especialmente no sentido do amor, do matrimónio, e da família.


Antes de mais nada, trata-se de lhes fazer compreender que o amor não deve nunca ser separado da noção de casamento. Assim, um rapaz não deve fazer a corte a uma rapariga se não estiver na idade de se casar ou se as circunstâncias não permitem esperar uma união normal. A rapariga não deve nunca aceitar a corte dum rapaz que não tenha a intenção de com ela fundar um lar.

É preciso que os jovens se convençam de que o amor é uma potência moral e espiritual com que se não pode brincar. Por consequência, cada um dos sexos deve manter certa reserva para com o outro.

A adolescência é um longo período de formação, durante o qual cada um se empenha em formar e conquistar a sua personalidade moral ao mesmo tempo que, sem nunca se cansar, desenvolve as qualidades próprias do seu sexo.

Quando soar a hora do casamento, o amor será tanto mais rico quanto mais desenvolvida estiver a personalidade e mais numerosas forem as qualidades morais.''

Pe. Jean Viollet in 'Relações entre rapazes e raparigas' (Porto: Livraria Tavares Martins, 1948)


blogger

Sem comentários: