quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Mais um Católico que descobriu o Tesouro escondido

Este é o testemunho de um leitor do nosso blog que conta como descobriu numa cave, na longínqua Rússia, o que lhe tinha sido escondido no seu País:

Sigo o blog há algum tempo com bastante interesse, como tal em primeiro lugar gostava de agradecer pelo mesmo.

Acabei de ver o vídeo da sua apresentação na Catholic Identity Conference e achei-a muito interessante.

Chamou-me particularmente à atenção a pequena nota que deixou sobre o trabalho da Paix Liturgique na Rússia, pois foi em Moscovo, durante uma estadia em trabalho, na Catedral da Imaculada Conceição da Virgem Maria, que, ao procurar uma Missa Dominical, soube da existência na cave da catedral de uma missa em latim. Como as minhas hipóteses de entender latim me pareciam superiores às de entender russo decidi experimentar.

O que lá descobri mudou a forma como vivo e vejo a fé para sempre.

Tendo sido baptizado em criança e feito a primeira comunhão, a realidade é que a minha formação e catequese foi muito deficiente e limitou-se aos mínimos que o catolicismo “cultural” da minha família exigia. Afastei-me muito rápido e cedo da igreja e não tive qualquer interesse em Deus e na igreja até aos meus 30 anos, quando passei por uma conversão tardia, que se fez por meio de algumas igrejas evangélicas mas que me trouxe eventualmente de volta ao catolicismo. 

Mas no clima de hoje infelizmente há pouco interesse na tradição, e o que encontrei foi uma igreja demasiado antropocêntrica, politicamente correcta, que despreza as suas próprias tradições, com abusos litúrgicos demasiado frequentes (como um Padre que vinha uma vez por semana à minha paróquia local e insistia em se referir durante toda a Missa a Deus não como Deus Pai, mas como Deus que é Pai e Mãe).

A sensação que tive nessa manhã de Domingo em Moscovo, numa capela minúscula na cave de uma catedral foi literalmente de ter descoberto um tesouro enorme, que me tinha sido escondido. É difícil descobri-lo e voltar atrás. Tenho desde então frequentado sempre que possível a Missa Tradicional, aos Domingos, na paróquia de São Nicolau.


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite

Agradeço-lhe muito o seu blogue. No entanto venho pedir-lhe ajuda para um texto que aqui vi há cerca de duas semanas e que queria imprimir para oferecer dado ser um extraordinário testemunho da presença de Deus no caos e da importância da oração. Tenho andado por aqui à procura e não dou com ele.Penso que a sua introdução foi recente, juntamente com o texto sobre Nossa Senhora de Akita que lhe agradeço muito também. Falo dessa história belíssima da oração de oito monges passada no Japão quando do lançamento duma das bombas atómicas e de como o mosteiro e eles nada sofreram nem de efeitos radioactivos. Além disso falava no Padre Kolbe e num mosteiro construído por ele. Pode indicar-me uma boa biografia deste Santo? será possível enviar-me este seu texto para o meu mail?
peço imensa desculpa.Não é a primeira vez que tenho a impressão que lhe mexem nos textos introduzindo gralhas, mas eliminar um texto? TAM

João Silveira disse...

http://senzapagare.blogspot.com/2019/08/o-milagre-em-hiroshima-na-festa-da.html