quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Apresentação do Menino Jesus no Templo e Purificação de Nossa Senhora

Hoje a Igreja celebra a festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo e da Purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o seu nascimento (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro).

De acordo com a tradição mosaica, as mães, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar o Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de apresentar o seu sacríficio (um cordeiro e uma pomba ou rola; ou se não pudessem levar um cordeiro, dois destes pássaros) e assim purificar-se. A Santíssima Virgem como Imaculada não necessitava de se purificar, mas mesmo assim, cumpriu a lei de Moisés, por humildade e obediência, passando como uma mulher no meio de tantas outras, tal como o seu Filho passou como uma criança no meio de tantas outras.

Na tradicional procissão de Nossa Senhora das Candeias, canta-se a seguinte antífona

"Adornai a vossa câmara nupcial, ó Sião, e acolhei a Cristo Rei: com um abraço amoroso cumprimentai Maria, que é o mesmo portão dos Céus; pois ela trouxe para vós o glorioso Rei da nova luz: permanecendo sempre Virgem e no entanto trazendo em seus braços o Senhor gerado antes do dia da estrela: a mesma Criança, que Simeão trazendo-A para os seus braços, declarou aos povos ser o Senhor da vida e da morte e o Salvador do mundo."

Desta forma, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever, e este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, cantou-lhes o Nunc Dimititis, que a Igreja canta na sua oração da noite, as Completas:
Em Latim:
Nunc dimittis servum tuum, Domine, secundum verbum tuum in pace:
Quia viderunt oculi mei salutare tuum
Quod parasti ante faciem omnium populorum:
Lumen ad revelationem gentium, et gloriam plebis tuae Israel.

Em Português:
Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo,
porque meus olhos viram a salvação,
que oferecestes a todos os povos:
luz para se revelar às nações e glória de Israel, vosso povo.
No cântico de São Simeão, este promete que Jesus será a Luz que irá aclarar os gentios. Assim nasce o culto em torno de Nossa Senhora das Candeias/da Candelária, que se celebra com a bênção das velas e consequente procissão. Estas velas abençoadas iluminar-nos-ão nos três dias de escuridão no fim dos tempos. Este ritual cumpre-se hoje, porque as velas representam o Deus-Menino, que é Luz e para nos lembrar que devemos ir ao encontro desta Luz com a nossa luz da fé e das boas obras.

Santo Ambrósio diz sobre Simeão [Lib. 2. Comment. in Lucae cap. 2]: "Quem quer ser libertado e esteja com Cristo, deixai-o vir ao Templo, deixai-o vir a Jerusalém, deixai-o esperar pelo Cristo Senhor, deixai-o tomar posse do Verbo de Deus, deixai-o envolvê-Lo com boas obras, como se fosse com os braços da fé e por fim deixai-o partir em paz, pois não deve ver a morte, quem viu a vida. Contemplai como o Natal do Senhor transborda com abundantes graças para todos, e a profecia não é negada ao justo, mas ao descrente."
S. Josemaría Escrivá prega numa homilia sobre a purificação: "Completado o tempo da purificação da Mãe, segundo a Lei de Moisés, é preciso ir com o Menino a Jerusalém para apresentá-Lo ao Senhor. E desta vez serás tu, meu amigo, quem leva a gaiola das rolas. – Estás a ver? Ela – a Imaculada! – submete-se à Lei como se estivesse imunda. Aprenderás com este exemplo, menino tonto, a cumprir a Santa Lei de Deus, apesar de todos os sacrifícios pessoais? Purificação! Tu e eu, sim, é que precisamos de purificação! Expiação, e, acima da expiação, o Amor. – Um amor que seja cautério, que abrase a imundice da nossa alma, e fogo que incendeie com chamas divinas a miséria do nosso coração."

Rezemos, então a Deus, nesta festa da Purificação da Santíssima Virgem Maria, para que como a nossa Mãe do céu possamos purificarmo-nos e sacrificarmo-nos, humilde e obedientemente, para que um dia, como ela e como Simeão, que pediu a libertação e a recebeu ao receber nos braços o Menino Jesus, sejamos recebidos na glória da vida eterna.

Ave Maria!
PF


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...


A primeira GRANDE DOR de Nossa Senhora: Simeão, relembra-Lhe as tão dolorosas Profecias, sobre a Sua vida futura, aliada à de Jesus, "O CRISTO!"