segunda-feira, 13 de março de 2023

7 razões para a confissão frequente durante a Quaresma

1. A absolvição sacerdotal é um dom generoso que Jesus nos deu

Jesus Cristo deu-nos este Sacramento e quer que, através dele, aproveitemos a Sua graça. Ele disse aos Seus primeiros sacerdotes, os Apóstolos: "Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados." (Jo 20, 22)

Jesus deu-nos este sacramento de graça e perdão porque nos ama. É um dom divino de misericórdia e amor - não é meramente uma obrigação.

2. Somos pecadores

Somos pecadores, temos de examinar o pecado nos nossos corações e ter um sacerdote que nos dê a absolvição, conselho e penitência. "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós." (1Jo 1, 8)

Muitas vezes não somos honestos com os nossos corações e é preciso um "médico de almas" objectivo para nos ajudar a diagnosticar espiritualmente. Se se magoassem na mão ou nas costas iriam ao médico. Se feriram a alma com o pecado, não deveriam ir ter com um sacerdote?

3. Confissão significa Graça

A Confissão não deveria meter medo. É pacíficadora. Ficamos contentes com os baptismos, casamentos e ordenações. Por que não com este remédio para a mais importante batalha das nossas vidas?

4. Podem ter cometido um pecado mortal

O pecado mortal existe: "Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado para morte." (1Jo 5, 16)

O pecado mortal é mortal e separa as nossas almas da vida eterna que existe dentro da Santíssima Trindade. A contrição e a absolvição sacerdotal restabelecem os nossos corações no amor a Deus e aos outros. A absolvição infunde a graça nas nossas almas com graça.

5. A culpa é desagradável

Muitas vezes Satanás carrega-nos com a culpa. A culpa pode ser uma coisa boa se transformada em arrependimento. Por isso, livrem-se da vossa culpa e oiçam uma pessoa concreta com autoridade sacerdotal dizer, "Eu te absolvo dos teus pecados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo."

6. A Confissão une-vos mais à Igreja

Quando se confissam a um sacerdote, reconhecem que pecaram não só contra Deus mas contra cada um dos outros Cristãos porque, pelo vosso pecado, enfraqueceram o testemunho da vida cristã. Deram ao não-crente a desculpa de que "todos os Cristãos são hipócritas." Quando vão à Confissão reconhecem que fizeram os outros Católicos sofrer por causa dos vossos pecados.

"Se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele." (1Cor 12, 26)

O sacerdote, que representa Deus e a Igreja pela sua ordenação e cargo, recebe o vosso arrependimento e, assim, têm a certeza não só do perdão de Deus mas também do perdão implícito da Igreja inteira.

7. Receber a Sagrada Comunhão torna-se ainda mais poderoso

Quando comungam recebem o verdadeiro Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Cristo. Depois da confissão passam a ter uma união com Cristo mais forte na Eucaristia. Além disso, se estiverem em pecado mortal não devem NUNCA receber a Eucaristia implicaria a vossa condenação eterna! A confissão cura e aprofunda a vossa devoção ao Santíssimo Sacramento.

Taylor Marshall


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

Obrigada, por nos RECORDAR toda esta Doutrina, porque, atualmente, esta geração já NADA dela entende: Todos são Santos e sem pecados!
E, assim, Jesus na Eucaristia é constantemente PROFANADO e espezinhado, por quem o recebe indignamente, com a aprovação direta ou disfarçada de alguns, que NADA fazem ou denunciam, sobre tal assunto, levando-nos, como diz a Palavra, a receber a nossa CONDENAÇÃO, em vez de SALVARMOS o mundo!
Só assim se compreende, que ele esteja como está, assim como a ATUAL IGREJA. E afirmo-o com muita dor no coração!