terça-feira, 21 de abril de 2020

A grave acusação de Chesterton contra Capitalismo

Nunca será suficiente repetir que aquilo que destruiu a família no mundo moderno foi o Capitalismo. Sem dúvidas, isto poderia ter sido feito pelo Comunismo: isso se o Comunismo tivesse tido alguma oportunidade de crescer fora do ambiente semi-mongólico onde actualmente floresceu. 

Mas, sobre aquilo no qual somos tão preocupados, o que realmente causou a destruição do lar e encorajou o divórcio, que tratou as antigas virtudes domésticas com mais e mais desprezo, foi a época e o poder do Capitalismo. 

Foi o Capitalismo que forçou o feudo moral e a competição comercial entre os sexos; foi o Capitalismo que destruiu a influência dos pais de família em favor da influência do patrão; que conduziu o homem de sua casa à procura de empregos; que os forçou a viver perto de fábricas e firmas, ao invés de estarem próximos às suas famílias; e, acima de tudo, foi o Capitalismo que encorajou, por razões comerciais, a exibição de publicidade e novidades espalhafatosas, que, ns sua própria natureza, são a morte de tudo aquilo que é chamado dignidade e modéstia, pelas nossas mães e pelos nossos pais.


G. K. Chesterton in ''The Collected Works (The Well and the Shallows: Three Foes of the Family)''. Edit. Ignatius Press, 1990, Vol. 3, pp., 442-445


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

As pessoas demonizam tanto o comunismo que ficam cegas para os males do capitalismo!

É claro que a Igreja condenou o comunismo, mas acho que seja um erro fechar os olhos para os males do capitalismo. Nesse sentido, o texto de Chesterton é bem interessante.

Marcelino Pachuczki disse...

É preciso tomar cuidado com isto. Muitos católicos, muitos mesmo, principalmente entre os tradicionais acham que é preferível um governo comunista. Mas não enxergam que capitalismo não é uma ideologia política por isso o discurso dos políticos comunistas é como o canto da sereia!