sexta-feira, 22 de abril de 2022

Exorcismos durante o Baptismo no Rito Tradicional

No ritual tradicional, os dois exorcismos propriamente ditos são particularmente explícitos: 

«Exorcizo-te, espírito imundo, em nome do Pai † e do Filho † e do Espírito † Santo, vai-te, retira-te deste servo de Deus: é o mesmo Deus que te comanda, maldito, o mesmo cujos pés caminharam sobre o mar e cuja mão direita susteve Pedro que investia. Por isso, demónio maldito, aceita a tua sentença e dá honra ao Deus vivo e verdadeiro, dá honra a seu Filho Jesus Cristo e ao Espírito Santo, e deixa este servo de Deus...» 

O exorcismo conclui-se então com o traçar do sinal da Cruz: 

«E este sinal da Santa Cruz † que nós traçamos sobre a sua fronte, tu, demónio maldito, nunca ouses violar.» E o segundo exorcismo: 

«Exorcizo-te, espírito imundo, em nome de Deus † Pai todo-poderoso, e em nome do seu Filho Jesus † Cristo, Nosso Senhor e Juiz, e pela virtude do Espírito † Santo; vai-te desta criatura de Deus...»


blogger

8 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante essa questão do exorcismo no rito do batismo de crianças! Se não me engano, os exorcismos no batismo de crianças na Reforma Litúrgica do CVII atenuou bastante o caráter de exorcismo nas orações de exorcismo no novo rito. Agora, quando vemos, como era antes do Concílio, fica bem claro a força e a importância do exorcismo.
Questiona-se por que uma criança precisaria de exorcismo. É claro que ela não tem pecados pessoais, apenas o pecado venial, mas entra aqui outra questão que pode se tornar controversa pela falta de conhecimento, mas me refiro às maldições hereditárias, e, nos casos, de crianças de pais oriundos do paganismo, até mesmo a questão de espíritos malignos que podem se ligar às crianças, através de consagrações ou tradições pagãs.

Anónimo disse...

Com o passar dos anos e com a mentalidade moderna, perdeu-se bastante a compreensão dos motivos pelos quais uma criança pode precisar de exorcismo no rito do batismo. Essa questão é uma questão complicada, mas gostaria de partilhar uma palestra de um exorcista americano, o Pe. Ripperger, que pode ajudar a compreender um pouco essa questão. Vejam!

The 6th Generation: Generational Spirits: Lost Generation to the One Current~ Fr Ripperger
https://youtu.be/XC_hJywMUQ8

Anónimo disse...

Uma correção. No meu 1º comentário eu escrevi: "ela (a criança) não tem pecados pessoais, apenas o pecado venial (...)." Em vez de "venial", entenda-se "original". Assim, a frase corrigida fica: "ela (a criança) não tem pecados pessoais, apenas o PECADO ORIGINAL"; tratando-se de crianças recém nascidas e antes da idade da razão.

Aproveito a oportunidade para corrigir também uma frase que não ficou clara. "Se não me engano, os exorcismos no batismo de crianças na Reforma Litúrgica do CVII atenuou bastante o caráter de exorcismo nas orações de exorcismo no novo rito." Frase corrigida: "Se não me engano, os exorcismos no batismo de crianças após a Reforma do CVII tiveram o seu caráter de exorcismo bastante atenuado."

Anónimo disse...

Muito interessante essa questão do exorcismo no rito do batismo de crianças! Se não me engano, os exorcismos no batismo de crianças após a Reforma do CVII tiveram o seu caráter de exorcismo bastante atenuados. Agora, quando vemos, como era antes do Concílio, fica bem claro a força e a importância do exorcismo.
Questiona-se por que uma criança precisaria de exorcismo. É claro que ela não tem pecados pessoais, apenas o pecado original, mas entra aqui uma outra questão que pode se tornar controversa pela falta de conhecimento, me refiro às maldições hereditárias, e, nos casos, de crianças de pais oriundos do paganismo, até mesmo a questão de espíritos malignos que podem se ligar às crianças, através de consagrações ou tradições pagãs.

Anónimo disse...

Boa noite!
Gostaria de divulgar um canal de orações de libertação em inglês. Esse canal é de um padre, mas, como ele não é falante nativo do inglês, ele usa essa voz eletrônica.

Lumen Aeterna
https://www.youtube.com/channel/UCtRToeZyqmSNGJaWoyiyA-A

Anónimo disse...

Maldições hereditárias: criação de carismático. Pecados e vícios não passam do pai para o filho. E não é só por que a criança está batizada que ela deixa de sofrer com as implicâncias do demônio.

Maria José Martins disse...

Realmente, este tema é deveras sensível e controverso.
Contudo, já escutei da boca de alguns missionários exorcistas, carismáticos, que devemos fazer a Libertação da nossa Árvore Genealógica, pois podemos estar a ser vítimas de algumas "maldições" passadas, chegando a comprovar isso, com testemunhos reais, por eles tratados...e alguns bem trágicos, que se repetiam, inexplicavelmente, de geração em geração.
Confesso que, na altura, entendi muito bem a mensagem, e acredito que tudo isso seja verdadeiro, independentemente, de não sermos culpáveis, perante Deus, pelo que nos acontece, mas que nos é transmitido...e que o MAL nos atinge, atinge.
E lembro-me também de alguém referir, como hoje o exorcismo batismal é agilizado, conferindo-nos uma maior exposição ao perigo de contaminação hereditária, seja a que nível for.
Tudo isto é bastante complicado e só entendido à Luz da Fé e com muita humildade.
E, às vezes, só aceite, depois de termos sido nós a passar por certas situações...
E que eu já ouvi, numa homilia, um Sacerdote a NEGAR, ironizando, a existencia do Pecado Original, já...
Por tudo isto, só podemos concluir, que somente nos resta rezar, e rezar muito, para que Deus nos ajude a encontrar Sacerdotes Santos, e que ILUMINE os de Boa Vontade, vítimas destas novas teorias.
Não percebo nada de TEOLOGIA, mas sempre me ensinaram que na "Origem" de TODO O MAL, de TODAS AS DOENÇAS, está o nosso PECADO e, por pecado, podemos considerar TUDO o que desiquelibrou a nossa relação com Deus ou com a Sua Obra...
Será, então, difícil entender, que se aliarmos à cura Científica a CURA OU LIBERTAÇÃO
ESPIRITUAL, o resultado não seja muito mais eficaz?
Não estará aqui a explicação para a frase de Jesus, quando afirma que, "Estamos no tempo da Ciência, em que o Evangelho será pregado muito bem cientificamente, mas sem a Sabedoria Divina?..."
Se somos um TODO, por quê dissociar as coisas?
Peço desculpa se me baralhei, mas é um tema que me apaixona, porque sinto, com muita tristeza, o quanto a nossa IGREJA desperdiça as GRAÇAS e o PODER que Deus Lhe confere, e como o mundo estaria muito melhor, se o HOMEM fosse mais HUMILDE e não quisesse sobrepor-se a DEUS!! Como a maior parte do sofrimento deixaria de existir...

Maria José Martins disse...


E respondendo ao comentário--já antigo--acima apresentado, não entendo o porquê de tanto preconceito, para com os Carismáticos...
Temos o direito de gostar ou não, da forma como rezam, uma vez que "fogem" um pouco, ao nosso habitual. Mas, para não errarmos, antes de falar, devemos tentar viver essa experiência, porque, somente quem já a VIVEU pode comentar. E falo por mim!
Confesso que, a primeira vez que os ouvi--Movimento Canção Nova-- até pensei que eram da IURD. Mas, com o tempo, e por curiosidade, quis experimentar, e, então entendi, o quanto há de mérito nesse Movimento e como os MILAGRES ACONTECEM, podendo AFIRMAR, com conhecimento de causa, porque recebi vários, para mim e, sobretudo, para amigos e familiares, que nem presentes estavam, na Celebração; mas também os recebi em Celebrações assistidas pela TELEVISÃO! E alguns bem extraordinários, não falando já, do ambiente de Paz, alegria e serenidade, que nos envolve, ao ponto de conseguirmos estar TRÊS HORAS numa Eucaristia, sem darmos pelo tempo passar e, no fim, ficarmos tristes por ter acabado! É uma Experiência única!
Daí, eu LAMENTAR, todos os comentários depreciativos, de alguém que, de certeza, fala de cor...
Eu também duvidei, mas fui verificar, para ter a certeza!
Logo, só lamento, mais uma vez, que percamos TANTAS BÊNÇÂOS e GRAÇAS de Deus, por causa da nossa ARROGÂNCIA!
Muita teoria, muito conhecimento científico, muito conhecimento intelectual... mas os MILAGRES, as CURAS, as Libertações-- que Jesus PROMETEU-- não aparecem, enquanto que "esses fanáticos" até vão conseguindo... E que Deus me perdoe a ironia!
Mas, então, porque será?