domingo, 16 de abril de 2023

Quarta-Feira na Oitava da Páscoa: Bênção dos Agnus Dei

Hoje, Domingo de Pascoela, era o dia de distribuição dos Agnus Dei. Estes tinham sido benzidos na Quarta-Feira anterior. O Papa fazia-o, habitualmente, no primeiro ano de pontificado e, depois, de 7 em 7 anos.

O Agnus Dei é um antiquíssimo sacramental (talvez o mais antigo da Igreja), com referências históricas até pelo menos o séc. VI, feito da cera de Círios Pascais passados, tendo de um lado a imagem do Cordeiro de Deus, donde lhe vem o nome, e no reverso uma imagem pia. Um dos conhecidos efeitos associados a esta devoção é a protecção contra doenças e contra pestes e epidemias (algo que até nos parece apropriado, hoje).

Não se trata dum qualquer amuleto ao qual associamos superstição. Trata-se dum sacramental, cuja primeira função é lembrar-nos de Deus e do Seu lugar nas nossas vidas, podendo assim ser veículo de Graça, através das bênçãos concedidas ao Agnus Dei e das orações do Papa que o consagrou.

Como no Círio Pascal, a cera tipifica a carne virginal do Senhor, o cordeiro com a cruz a ideia da vítima oferecida em sacrifício e, como o sangue do cordeiro pascal protegeu cada casa do anjo da morte, também o propósito deste sacramental é proteger quem o tem de toda a influência maligna. Nas orações de bênção encontramos referência directa ao perigo das tempestades, da peste, dos incêndios, das cheias e ainda dos perigos a que as mulheres estão expostas na gravidez e parto.

Na imagem, o meu Agnus Dei (oferecido por um caro amigo), consagrado pelo Papa Leão XIII (tanto quanto se consegue perceber) em 1894.

PF


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

Independentemente da maneira como eram usados esses Sacramentais, e até acredito, que muitos os usariam quase por superstição, certo é, que o pensamento primordial era sempre para o nosso Deus, o Deus de Jesus Cristo.
Hoje, infelizmente, essa necessidade intrínseca de proteção "divina" foi substituída pelos tais amuletos esotéricos que, no mínimo, nada fazem, podendo contudo, ser pontos de atração malígna, como já ouvi da boca de um grande missionário, com fama de Santidade...
E, segundo a minha opinião, se o problema existe, é por causa da INTELECTUALIDADE EXACERBADA da nossa Igreja, que tanto Se quis modernizar, que QUASE destruiu aquilo que de melhor possuia, deixando-Se ultrapassar por tudo o que é mundano, ou mesmo satânico, pois a Bíblia tudo isso proíbe.
E não é por acaso, que as igrejas estão cada vez mais vazias e os Sacramentos cada vez mais ignorados ou banalizados, enquanto os Centros Espíritas, Cartomantes, Videntes , Centros de yoga e renki não param de se imporem...
Por iso acredito mesmo, nas palavras desse missionário, acima referido, que é também exorcista, que o MAL prolifera na nossa Sociedade, porque as pessoas perdidas e desesperadas procuram ajuda nos lugares errados, tantas vezes pontos de CONTAMINAÇÃO, porque não conseguem resposta na SUA IGREJA!!
Peço desculpa a todos os que ainda lutam de maneira diferente...