quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

5 virtudes de São José para o Advento

São José pode ajudar-nos a viver um Advento mais frutuoso. Meditamos sobre cinco virtudes extraordinárias deste maior grande santo para que possamos viver um resto de Advento mais sério e um Natal mais profundo

1. Silêncio. Nem uma única vez na Sagrada Escritura ouvimos uma palavra do grande São José. Este silêncio de São José é muito eloquente. Ensina-nos uma atitude fundamental para entrar em oração profunda: o silêncio. Se somos constantemente bombardeados por barulho é impossível ouvir a Palavra de Deus, o Espírito Santo que fala connosco na suave brisa do silêncio. O silêncio de São José ensina-nos também a importância do exemplo. Devemos provar a nossa autenticidade por palavras, mas também pelas nossas acções. São José ensinou o mundo pelo modo santo como viveu. Que ele seja um exemplo para nós.

2. Oração. São José era um homem de oração. Que papel extraordinário desempenhou na história da salvação. Ele era o esposo de Maria, a Mãe de Deus, e também o pai adoptivo de Jesus, o Filho do Deus vivo. São José ensinou, realmente, Jesus a falar e a dirigir-Se a Deus como “Abba” - o que significa “Papá”. Em certo sentido, São José ensinou Jesus a usar palavras humanas para falar com o Pai Celestial - isso é oração. Portanto, se São José ensinou Jesus a orar, quão mais poderia ensinar-nos a rezar se pedissemos a sua ajuda. Comecemos agora: São José, ensina-nos a rezar!

3. Coragem e masculinidade. Numa sociedade em que muitos homens fogem das obrigações para com as mulheres, filhos e família e se voltam para os vícios e a vida fácil quando confrontados com as dificuldades, São José brilha como modelo de coragem e fortaleza. Ele viajou muitos quilómetros com frio e vento, para encontrar apenas rejeição. Ele encontrou refúgio num abrigo de animais para o nascimento de Jesus. Ele levantou-se cedo para fugir para o Egipto, salvando o Menino Jesus das ameaças cruéis e assassinas do Rei Herodes. Diante de tantas dificuldades, São José ergueu-se e enfrentou os obstáculos com coragem viril. Que os homens da geração actual ergam o olhar para o homem de Deus amável e corajoso: o bom São José.

4. Fornecer e proteger. São José protegeu e proveu a Sagrada Família. Ele era um trabalhador esforçado - exercendo o ofício de carpinteiro. Ele ganhou o pão através do suor da sua testa. Pensava não em si mesmo, mas em como poderia prover e proteger da melhor forma a família que Deus confiou aos seus cuidados. Ao nos aproximarmos do Natal, imploremos ao bom São José que providencie e proteja a nossa vida espiritual. Materialismo, consumismo, hedonismo são os deuses da cultura actual. Tudo isso sufoca a espiritualidade. As orações de São José podem ajudar-nos a olhar além do comprar, ter e possuir. Ele pode ajudar-nos a perceber que a verdadeira alegria e felicidade não vêm de ter coisas mas de possuir Deus. Ter o Menino Jesus em nossos braços e em nossos corações vale mais do que todo o dinheiro e bens do mundo inteiro. O bom São José pode-nos ensinar esta lição simples mas profunda!

5. São José, Nossa Senhora e Jesus. Para chegar a uma devoção verdadeira e autêntica a Maria, o bom São José pode servir de ponte poderosa. Além do próprio Jesus, ninguém na Terra conheceu, compreendeu, acalentou e amou mais a Santíssima Virgem Maria do que o bom São José. Dirijamo-nos ao Bom São José e imploremos-lhe a graça de um maior conhecimento e amor a Maria, sua amada esposa. Depois, dirijamo-nos a São José e imploremos-lhe a graça do conhecimento íntimo de Jesus, para que amemos Jesus com mais fervor e sigamos Jesus mais de perto. Além de Maria, ninguém conhecia Jesus melhor na Terra do que o bom São José. A Sagrada Família só se completa quando os três membros são reconhecidos, honrados e amados. Que as orações do bom São José abram os nossos corações aos imensos tesouros que Deus reservou para nós neste tempo do Advento. 

Sam Guzman in Catholic Exchange 


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


Segundo a Obra: "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta, Maria, Nossa Senhora, amava muito S. José e sentiu muito a Sua morte, ao ponto de Jesus transmitir à Mística, que incluísse, por Vontade do Pai, o sofrimento de Sua Mãe, como "A QUARTA DOR DE NOSSA SENHORA", em cujo quadro ela, Mística, tinha observado antes, durante e depois da morte de S. José.
Mais; Nossa Senhora afirmava: "Ele é O SANTO! Eu fui privilegiada por Deus, MAS ELE FEZ-SE!"
Nessa Obra, pode-se verificar todas as virtudes acima atribuídas: silencioso, delicado, atento, dedicado à família, amoroso e, sobretudo, Obediente à Vontade de Deus!