quinta-feira, 20 de abril de 2023

O Sacerdote segundo S. João Maria Vianney

Que é o sacerdote? “Um homem que ocupa o lugar de Deus, um homem que é revestido de todos os poderes de Deus”.

“Ide, diz Nosso Senhor, ao sacerdote. Assim como o Pai me enviou, assim eu vos envio. Todo o poder me foi dado no Céu e na Terra. Ide, pois, instruí todas as nações. Quem vos escuta a mim escuta, quem vos despreza a mim despreza”.
 
Quando o padre perdoa os pecados, ele não diz: “Deus vos perdoe”, mas, sim: “Eu te absolvo”. Na consagração não diz: "Isto é o corpo de Nosso Senhor", mas sim: “Isto é o meu Corpo”.
 
S. Bernardo diz que tudo nos vem por Maria. Pode-se dizer também que também que tudo nos vem pelo sacerdote: sim, todas as venturas, todas as graças, todos os dons celestes. Se não tivéssemos o sacramento da Ordem, não teríamos Nosso Senhor. Quem O pôs ai nesse tabernáculo? O padre. Quem alimenta a alma para lhe dar a força de fazer a sua peregrinação? O padre. Quem a prepara para comparecer perante Deus, lavando essa alma pela primeira vez no Sangue de Jesus Cristo? O padre, sempre o padre. E se ela vier a morrer, quem a ressuscitará? Quem lhe restituirá a calma e a paz? Ainda o padre. Não vos podeis lembrar de um só benefício de Deus sem encontrardes, ao lado dessa lembrança, a imagem do padre.
 
Ide-vos confessar à Santíssima Virgem ou a um anjo: eles absolver-vos-ão? Não. Dar-vos-ão o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor? Não. A Santíssima Virgem não pode fazer descer o divino Filho à hóstia. Tivésseis aí duzentos anjos, eles não poderiam absolver-vos. Um padre, por mais humilde que seja, pode-o. Pode dizer-vos: “Ide em paz, eu vos perdôo”. Oh! Como é grande o padre!
 
O padre só será bem compreendido no Céu. Se o compreendêssemos na Terra morreríamos, não de pavor, mas de amor...
  
Os outros benefícios de Deus de nada nos valeriam sem o padre. De que serviria uma casa cheia de ouro, se não tivésseis quem vos abrisse a porta? O padre tem a chave dos tesouros celestes. É ele quem abre a porta. Ele é o ecónomo de Deus, o administrador dos Seus bens.
 
Se não fosse o padre, a morte e a paixão de Nosso Senhor de nada serviriam. Vede os povos selvagens: que lhes adiantou ter morrido Nosso Senhor? Ai! Eles não poderão gozar dos benefícios da redenção, enquanto não tiverem padres que lhes apliquem o precioso Sangue.
 
O padre não é padre para si: não dá a si absolvição, não administra a si os sacramentos. Ele não é para si, é para vós. Depois de Deus, o sacerdote é tudo. Deixai uma paróquia vinte anos sem padre, adorarão ali os animais. Se o sr. Missionário e eu nos fôssemos embora, vós diríeis: “Que fazer nesta igreja? Já não há Missa, Nosso Senhor já não está nela, tanto vale rezar em casa...”
 
Quando se quer destruir a religião, começa-se por atacar o padre, porque onde quer que não haja padre, não haverá mais sacrifício, e onde já não houver sacrifício não haverá religião.
 
Quando o sino vos chama à Igreja, se vos perguntassem: “onde ides?” poderíeis responder: “Vou alimentar a minha’alma”. Se vos perguntassem, apontando-vos o tabernáculo: “De que é essa porta dourada? — É do refeitório da minha alma. — Quem é que tem a chave dele, quem faz as provisões, quem apronta o festim, quem serve à mesa? — É o padre. — E a comida? — É o precioso Corpo de Nosso Senhor...” Ó meu Deus, meu Deus, como nos amastes!...
 
Vede o poder do padre! A palavra do padre, de um pedaço de pão faz um Deus! É mais do que criar o mundo. Perguntou alguém: “Santa Filomena obedece ao Cura d’Ars?” Certo, ela bem pode obedecer-lhe, já que Deus lhe obedece.
 
Se eu encontrasse um padre e um anjo, cumprimentaria o padre antes de cortejar o anjo. Este é o amigo de Deus, mas o padre faz às vezes de Deus.. Santa Teresa beijava o lugar por onde um padre havia passado.
 
Quando virdes um padre dizer: “Eis aquele que me tornou filho de Deus e me abriu o céu pelo santo baptismo, aquele que me purificou depois do meu pecado, que alimenta a minha alma. À vista de um campanário podeis dizer: “Que há ali naquela igreja? — O Corpo de Nosso Senhor. — E por que está Ele ali? — Porque um padre ali passou e disse Missa”.
 
Que alegria tinham os apóstolos depois da ressurreição de Nosso Senhor por verem o mestre que tanto amavam! O padre deve ter a mesma alegria vendo Nosso Senhor entre os seus dedos. Dá-se grande valor aos objectos tocados na escudela da SS. Virgem e do Menino Jesus em Loreto. Mas, os dedos do padre, que tocam a Carne adorável de Jesus Cristo, que mergulham no cálice onde está o seu Sangue, no cibório onde está o seu Corpo, não são, porventura, mais preciosos?
 
O sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Alfred Monnin in 'L'esprit du Curé d'Ars'


blogger

2 comentários:

Maria José Martins disse...

"Quando um Padre perdoa os pecados, ele não diz: "Deus te perdoe", mas sim: "Eu te absolvo!"
Na Consagração, não diz: "Isto é o Corpo do Senhor", mas sim: "Isto é o Meu Corpo!"
E estas palavras, de S. João Maria Vianney, somente reforçam ou melhor, relembram As de Jesus:
"Se quando recebeis a Comunhão, conseguísseis ver-Me, dando-vos o Meu Coração, de certeza que vos emocionaríeis!
Contudo, podeis vê-Lo, através da Fé, que deveria ser suficientemente FORTE. E, se o fosse, vós conseguiríeis até ouvir-Me, pronunciando as palavras da Consagração, com as Minhas Próprias Mãos! E, à luz do AMOR, veríeis, que ofereço o Meu Próprio Coração, a parte mais perfeita do Meu Corpo, e de onde a Caridade flui..."-- Palavras de Jesus na Obra de Maria Valtorta--
Logo, a Dignidade de um Padre é, sem dúvida, incomensurável, pois ele é o PRÓPRIO CRISTO e não um SEU mero representante! Daí, a sua responsabilidade, também, dever ser igual. Até mesmo, quando peca, Jesus continua agindo através dele, nos momentos em que está a exercer as suas Funções de Sacerdote. E isso Jesus permite, que seja constatado na Obra de Santa Teresa de Ávila: Caminho de Perfeição. No momento em que um seu amigo Sacerdote, celebrando em pecado mortal, distribuía a Comunhão aos fiéis, Jesus entrelaçava as Suas Mãos nas dele e e Ele Mesmo--Jesus-- dava o Seu Corpo, explicando depois, que NADA nos PERMITE QUE OS JULGUEMOS! Isso compete apenas a Deus! Naquele momento, o Sacramento VALE POR SI, porque é Jesus que está ali!!
Assim, depois de ter acesso a ESTES MIMOS do Céu, que são estas revelações, TÃO DESPREZADAS PELA MAIORIA da nossa igreja, cada vez sinto mais pena daqueles que se afastam da Sua Fé, justificando-se com o mau exemplo de alguns padres: JULGÁ-LOS, SÓ COMPETE A DEUS!
Rezemos por eles, porque, mesmo assim, são os ÚNICOS a quem Jesus permite ministrar-nos os Sacramentos e, se nos FALTAREM, não sei o que será de todos nós!!
E, depois, segundo Nossa Senhora, Satanás não os LARGA, para que o escândalo seja MAIOR!
Por Isso, NÃO EMBARQUEMOS na sua astúcia DIABÓLICA, que somente quer a DIVISÃO e que nos CONDENEMOS!

Anónimo disse...

Confesso que apresento dificuldade em aceitar que o que estamos aqui a ler, pelos modos de dizer, vem do nosso grande Santo João Maria Baptista Vianey!... Não compreendo também qual é a dificuldade com o verbo da palavra "representar", no sentido de que o Sacerdote "re-presenta" Jesus Cristo NOSSO SENHOR! NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NASCEU de facto, para ser "NOSSO VERDADEIRO HOMEM, NOSSO VERDADEIRO DEUS!".

Há uma distância justa entre todas as pessoas, incluindo as TRÊS PESSOAS da SANTÍSSIMA TRINDADE, que é preenchida pelo SILÊNCIO DE DEUS, POR DEUS.