quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Santo André Avelino, um sacerdote incansável

Lancellotto Avellino nasceu no ano 1521, em Castronuovo (hoje, Castronuovo di Sant'Andrea), uma província do então Reino de Nápoles. Os pais, Giovanni Avellino e Margherita Appella, muito religiosos, criaram os filhos, Lancelloto e mais dois irmãos, dentro dos ensinamentos de Cristo. 

Na época oportuna, enviaram o pequeno Lancellotto para estudar com o tio, Cesare Appella, pároco da vizinha Senise. Lá ele começou sa ua vida religiosa exercitando-se no apostolado catequético dos jovens da cidade. A 17 de Agosto de 1537 foi ordenado sub-diácono. Em 1545, já era sacerdote.

Dois anos depois, seguiu para a cidade de Nápoles, onde, na universidade, se diplomou em direito canónico, in utroque iure. No exercício da profissão, assistindo à defesa de um sacerdote, decepcionou-se com as artimanhas legais permitidas e, amargurado com a situação, abandonou o processo e a carreira, em 1551.

Prosseguiu o seu apostolado como auxiliar do Vigário Geral de Nápoles, sendo um exemplo pela humildade, disciplina e dedicação total à caridade, atendendo com amor aos pobres e aos doentes. Só deixou de rezar seis horas por dia quando recebeu a incumbência de vigiar os conventos teatinos, que estavam submetidos à arquidiocese a que pertencia. 

Além disso, tornou-se evangelizador e confessor de Nápoles e de cidades vizinhas. Mas, devido à sua actuação no combate aos abusos dos conventos, sofreu dois atentados, em 1555, dos quais só escapou vivo por milagre.

No ano seguinte, Lancellotto entrou para a Ordem dos Teatinos e, a 25 de Janeiro de 1558, vestiu o hábito, tomando o nome de André Avelino. Foi um reformador da sua ordem.

As suas regras para ser um bom superior eram:

- Agir seguindo a sabedoria, com firmeza e doçura;
- Imitar o Senhor, que primeiro ensinou com o exemplo e depois, com a palavra;
- Manter presente a advertência de São Bernardo aos superiores: "vejam tudo, dissimulem (no sentido de ser discreto) tudo, corrijam pouco";
- Valorar a boa vontade dos confrades, apreciar as suas obras e fazer de exemplo para que todos se espelhem nele e se animem a copiá-lo.

Durante toda a vida dedicou-se aos pobres, encarcerados e agonizantes, sendo também director espiritual. Mas ainda se achava pecador e pedia mais sofrimento a Deus nas suas orações. Trabalhou juntamente com São Carlos Borromeu em Milão e arredores. 

Intensa foi a sua actividade epistolar (correspondência) que conta com mais de mil cartas. Escreveu numerosos tratados e opúsculos de ascética e de exegese bíblica. O epistolário foi publicado em 1731, em dois volumes. Deste escritos consta a grande devoção à Virgem Maria. As suas principais fontes de inspiração foram Santo Agostino, São João Crisóstomo, São Bernardo e São Tomás de Aquino. Entre os seus discípulos, o mais famoso é o padre Lorenzo Scupoli, teatino autor do livro 'Combate Espiritual'.

Santo André morreu no dia 10 de Novembro de 1608, quando estava para iniciar o Santo Sacrifício da Missa. Ele foi acometido de apoplexia e, após ter recebido o Santo Viático, morreu aos 88 anos de idade.

O processo de beatificação começou em 1614, sendo beatificado pelo Papa Urbano VIII a 14 de Outubro de 1624, e canonizado pelo Papa Clemente XI a 22 de Maio de 1712. Repousa na Basílica de São Paulo Maior, em Nápoles. de

Santo André Avelino é invocado pelos devotos como protector celestial contra a morte repentina.

in Pale Ideas


blogger

Sem comentários: