terça-feira, 9 de novembro de 2021

Vicariato de Roma desfere ataque feroz contra a Missa Tradicional

O Cardeal Angelo de Donatis, Vigário da Diocese de Roma, publicou um documento que diz ser a aplicação do motu proprio Traditionis Custodes na sua diocese. Resumidamente:

- Qualquer sacerdote que queira celebrar a Missa Tradicional - e sabemos que em Roma há muitos, especialmente que os que lá estão a estudar - terá de apresentar a carta de permissão do seu Bispo para tal efeito e será depois escrutinado pelo director litúrgico do Vicariato, que poderá aceitar ou recusar o pedido. Os sacerdotes devem ainda referir o local em que celebrarão a Santa Missa, sabendo que não o poderão fazer em paróquias.

- Todos os sacramentos celebrados no Rito Tradicional, excepto a Missa segundo o Missal de 1962, estão completamente proibidos. O vigário de Roma justifica esta proibição com o artigo 8 do Traditionis Custodes. Acontece que esse artigo não menciona a proibição de baptismos ou matrimónios celebrados em Rito Tradicional.

- Fica proibida a participação de fiéis no Tríduo Pascal na Liturgia Tradicional. Esta proibição inclui as igrejas onde se celebra exclusivamente o Rito Antigo.

Este documento deixou os fiéis ligados ao Rito Tradicional atónitos e incrédulos com mais uma perseguição incompreensível. O motu proprio Traditionis Custodes, que ele próprio tem graves incertezas e incongruências jurídicas, está a ser utilizado para justificar proibições absurdas. Isto vai directamente contra o Código de Direito Canónico, que no Cân. 18 diz que uma lei que limita direitos deve ter uma interpretação estricta. 

Continua a tentativa de acabar com o crescimento da Missa Tradicional recorrendo à violência autoritária. Quando perceberão que nada podem fazer contra o Espírito Santo?


blogger

4 comentários:

Maria José Martins disse...

Por favor, expliquem-nos o porquê de tanto ódio à Tradição, quando as consequências do "modernismo" estão à vista!
E nem assim PARAM PARA PENSAR?!
Que façam como S. João Paulo II, que não acreditava no Segredo de Fátima, mas quando se viu envolvido no atentado, pediu para o ler e, em Fátima, como já aqui escrevi, pediu perdão: "Obrigado pai, porque revelastes estas coisas aos pequeninos e as escondestes aos sábios!..."
Que revejam as Mensagens de Nossa Senhora de há já muito tempo, os desabafos de Jesus às Suas Almas Místicas, e se deixem, DE VEZ, do intelectualismo ESQUISITO, como Jesus ironiza em "O Evangelho como me foi revelado", e do EXCESSO DE CIÊNCIA HUMANA, em detrimento da SABEDORIA DIVINA!
Errar é humano, mas persistir no erro é BURRICE!
Jesus, na mesma Obra, que acima menciono, assim refere: "Deus permite que muitas vezes os Seus Escolhidos caiam, não porque Ele aprove, mas porque dessa queda poderá SEMPRE surgir um BEM MAIOR!" E também afirma: "O mal existe e Deus também o permite, porque Ele Sabe que pode retirar SEMPRE algo de bom dele, senão, NUNCA PERMITIRIA QUE ELE EXISTISSE!
Ora, por favor, CONVERTAM-SE e mudem de DIREÇÃO, pois, senão, acabaremos por perecer TODOS!

Jo disse...

Eu por acaso gostava de perceber porque é que se celebra a Missa da maneira dita tradicional. Se é coisa de moda (só ouço falar dessas celebrações há relativamente pouco tempo), ou qual é o sentido de voltar às celebrações que se faziam antes do Concílio do Vaticano II.
Não estou a atacar nada, só gostava de entender.
Nunca fui a uma Missa celebrada dessa forma, sendo que nem sei exactamente no que consiste (a ideia com que fiquei é que serão missas com o Padre e outros celebrantes virados para o altar, de costas para a assistência, e serão celebradas em latim). E porquê o regresso das mantilhas?
Obrigada!

Frederico Luiz disse...

Cara Jo, não pode ser uma moda o que permanece há séculos a fio. Por outro lado, a indústria da moda, com seus vestidos ousados, começou em meados século passado.

Maria José Martins disse...

Pelo que tenho entendido, pois já sou duma geração, onde quase tudo foi mudado e as poucas recordações que tenho, da Missa antiga, são as de criança, houve um certo agilizar da Liturgia nas Celebrações, que DESSACRALIZOU o Seu Verdadeiro Sentido, banalizando o Sobrenatural.
E disso não tenho dúvida! Contudo, como em todas as coisas há prós e contras, pelo que me é dado entender, nas Missas ditas Tradicionais, TUDO tem um significado profundo e Divino...mesmo nas vestes, o que As torna, de certeza, mais agradáveis a Deus, porque ELE TUDO MERECE, e o mal está na ignorância do seu entendimento.
Ora, por isso mesmo, também não entendo o porquê de TANTO ÓDIO, contra Elas, e toda a PERSEGUIÇÃO que Lhes é feita, ao ponto de não respeitarem aqueles que As defendem e frequentam, enquanto TODA A BANALIZAÇÃO, que quase roça o ridículo, em algumas modernas, é bem aceite e louvada!
No meu entender, tudo isto só é possível, porque, durante muito tempo, a Igreja Se acomodou sem instruir os Crentes, e quando quis fazê-lo, deixou que o MUNDANISMO A influenciasse, ao ponto de A DESSACRALIZAR; nivelou por baixo, apesar dos contantes APELOS de Nossa Senhora e de Jesus, feitos a certos Místicos...outro irreparável erro de presunção e que, pelos vistos, CONTINUA!
E nós estamos em Portugal, que, FELIZMENTE, as "coisas" ainda se vão conservando, mais ou menos equilibradas...e que Deus continue a Iluminar os nossos Sacerdotes, porque, por esse mundo afora, é uma tristeza o que, a toda a hora, entra pelas nossas casas, através da Internet: AUTÊNTICAS PROFANAÇÕES!
Assim, e dado o CONTEXTO ATUAL da Sociedade moderna, acredito mesmo, em que exista um PROJETO SATÂNICO para demolir TUDO o que ainda resta de SAGRADO, no mundo, com a conivência de ALGUNS INFILTRADOS, na IGREJA! Mas, segundo as palavras de Jesus: "As portas do Inferno não prevalecerão contra Ela!"