terça-feira, 28 de março de 2023

São João Capristano, padroeiro dos humilhados e rejeitados

São João de Capristano é considerado como um dos pregadores mais famosos de todos os tempos. São João nasceu em Capistrano, região montanhosa de Itália, no ano de 1386. Foi um estudante extremamente dedicado aos seus deveres e chegou a ser advogado, juiz e governador de Perúsia. Após ter sido preso por causa de uma guerra civil, o santo reflectiu sobre a sua vida, dando-se conta que em vez de se dedicar a conseguir dinheiro, honras e dignidades mundanas, seria melhor trabalhar por conseguir a santidade e a sua salvação, numa comunidade religiosa, por isso decidiu ingressar na ordem franciscana.

Aos 33 anos foi ordenado sacerdote e durante 40 anos percorreu toda a Europa pregando com enormes êxitos espirituais. Teve por professor de pregação e por guia espiritual o grande São Bernardino de Sena. Formou grupos de seis a oito religiosos que se distribuíram, primeiro, por toda a Itália, e depois por outros países da Europa pregando a conversão e a penitência.

Logo depois da sua morte, foram reunidos os apontamentos dos estudos que fez para preparar os seus sermões, somando 17 volumes. A Comunidade Franciscana escolheu-o duas vezes como Vigário Geral, e aproveitou este alto cargo para tratar de reformar a vida religiosa dos franciscanos, chegando a conseguir que em toda a Europa esta Ordem religiosa chegasse a um grande ardor, não sem antes ultrapassar uma série de dificuldades e obstáculos.

São João tinha muita habilidade para a diplomacia; era sábio, prudente, e media muito bem os seus julgamentos e as suas palavras. Tinha sido juiz e governador e sabia tratar muito bem às pessoas. Por isso, quatro Papas (Martinho V, Eugênio IV, Nicolau V e Calixto III) empregaram-no como embaixador em muitas e muito delicadas missões diplomáticas e com muito bons resultados. Três vezes os Sumos Pontífices quiseram nomeá-lo Bispo de importantes dioceses, mas preferiu seguir como um humilde pregador, pobre e sem títulos honoríficos.

Em 1453 os turcos muçulmanos conquistaram Constantinopla e queriam invadir a Europa para acabar com o Cristianismo. Foi então que São João foi para a Hungria e percorreu toda a nação pregando ao povo, incitando-o a sair entusiasta em defesa de sua Santa Religião. As multidões responderam ao desafio e depressa se formou um bom exército de crentes. 

Os muçulmanos chegaram perto de Belgrado com 200 canhões, uma grande frota de navios de guerra pelo rio Danúbio, e 50 mil terríveis jenízaros a cavalo, armados até aos dentes. Os generais católicos pensaram em retirar-se porque eram muito inferiores em número. Mas foi aqui quando interveio João de Capistrano. Jamais empregou armas materiais; pelo contrário, as suas armas eram a oração, a penitência e a força irresistível da sua pregação.

O santo morreu no dia 23 de Outubro de 1456.

in Empório do Católico



blogger

Sem comentários: