terça-feira, 23 de maio de 2023

Sine Dominico non possumus

Os 49 Mártires de Abitene (Abitinae) foram torturados e mortos por terem assistido a uma Missa de Domingo, um ano depois do édito do Imperador Romano Diocleciano que proíbia a posse das Sagradas Escrituras e a reunião dos cristãos para o culto a Deus.

O Bispo de Abitene, uma das províncias africanas do Império Romano, obedeceu ao édito mas este grupo de fiéis continuou a encontrar-se e a assistir à Missa rezada por um sacerdote chamado Saturnino.

Foram descobertos, presos e levados a julgamento em Cartago, a 12 de Fevereiro de 304. Aí, dados como culpados - homens, mulheres e crianças - foram torturados e mortos.

Ficou famosa a resposta de um dos fiéis, Emérito (Emeritus), quando acusado de desobediência: SINE DOMINICO NON POSSUMUS - Sem o Domingo não podemos viver.


blogger

2 comentários:

Maria José Martins disse...


Por este andar, também nós lá chegaremos...Que Deus venha em nosso auxílio e nos dê a Sua Força, porque, acredito, que já faltou mais.
Santos mártires, ROGAI pela Igreja amordaçada, perseguida e ridicularizada, dos nossos dias.
AMÉM!

Anónimo disse...

O "imperador" que não vai tolerar a nossa fé pública hoje é o "comunismo e o globalismo" ambos totalitários e, por vezes, misturados. Que, pela graça di Deus, possamos perseverar e dar um bom testemunho".