quarta-feira, 6 de setembro de 2023

FSSPX constrói mais uma igreja de grandes dimensões

A Fraternidade Sacerdotal de São Pio X está a construir uma grande igreja em Gavrus, uma aldeia de 600 habitantes nos arredores de Caen, em França.

A igreja segue o modelo das igrejas do século XVIII. Custará apenas 1,6 milhões de euros, estará concluída em 2025 e será financiada pelos fiéis.

O France3 considera a igreja "impressionante" e surpreende-se com o facto de uma comunidade construir uma igreja nova numa região onde muitas igrejas não são utilizadas ou estão em mau estado de conservação. Desde o Concílio Vaticano II, não foi construída nenhuma igreja nova na região.

in gloria.tv


blogger

9 comentários:

João Silveira disse...

Caro David, o visitador da Santa Sé à FSSPX tem mais conhecimento de causa do que a pessoa que escreveu esse texto: https://senzapagare.blogspot.com/2018/01/d-athanasius-schneider-fala-sobre.html

João Silveira disse...

Caro David, o visitador da Santa Sé à FSSPX tem mais conhecimento de causa do que a pessoa que escreveu esse texto: https://senzapagare.blogspot.com/2018/01/d-athanasius-schneider-fala-sobre.html

davidcastropernas disse...

Nesse caso, seguir a FSSPX é uma solução legítima?

davidcastropernas disse...

Caro padre João:
O artigo que enviei é apenas o primeiro de um extenso dossier sobre o assunto, como deve saber:
https://lanuovabq.it/it/la-crisi-della-chiesa-il-caso-fsspx
Nunca me tinha debruçado sobre o assunto, e os meus fracos conhecimentos de Direito Canónico também não me permitem chegar a conclusões mais seguras, mas por outro lado esta série parece-me bastante esclarecedora.
Gostei particularmente deste artigo, antecâmara de todo o dossier:
https://brujulacotidiana.com/es/quien-salva-a-la-iglesia
Vai em espanhol, para uma mais fácil compreensão dos interessados.
Um abraço na Paz do Senhor.

João Silveira disse...

Caro David, eu li esses artigos. Seria complicados discuti-los nesta caixa de comentários, no entanto têm alguns argumentos errados.Por ex: a acusação de cisma. Basta ver que o Papa lhes deu a jurisdição para os sacramentos de confissão e matrimónios, algo que o Papa não faz a cismáticos. A não ser que a autora desse texto esteja a querer-nos dizer que o Papa não é Papa, o que faria dela cismática, ou sendo Papa não tem o poder de jurisdição universal, o que seria uma heresia. O próprio Papa já disse que eles são católicos. Ora bem, não se pode ser católico e cismático ao mesmo tempo.

Por outro lado, os textos são escritos por alguém que não conhece a realidade na prática, mas que produz uma tese baseada na teoria. Daí eu ter recomendado a análise de D. Athanasius Schneider, que foi enviado pela Santa Sé como visitador dos seminários e casas da FSSPX. Se há alguém que viu a situação na prática e pode fazer um juízo sobre a FSSPX.

Com a situação caótica na Igreja, neste momento, diria que a questão da FSSPX deve ser o menor dos nossos problemas.

Um abraço em Cristo

davidcastropernas disse...

Não digo que seja o maior dos nossos problemas; mas também não é dos menores, e creio que é mesmo de lamentar que a FSSPX esteja a ter um crescimento à custa daqueles que, desiludidos ou revoltados com a situação da Igreja Católica, optam por sair dela e passar para essa Fraternidade.

João Silveira disse...

Mais uma vez, essa é uma visão de quem não conhece as pessoas que vão às igrejas e capelas da FSSPX. Haverá, sem dúvida, gente desiludida e revoltada que vai lá parar. Mas a grande maioria é gente que quer apenas o que a Igreja Católica dava aos seus fiéis - em termos de liturgia e doutrina - até aos anos 60/70 e deixou de dar. Não há lá nada de especial, a não ser o que a Igreja sempre fez. E digo isto com conhecimento de causa.

O texto daquela senhora foi escrito por alguém que não entende a realidade nem a quer aceitar. Teria aprendido mais em ter ido às capelas perguntar às pessoas o que estão ali a fazer e a ver o que ali acontece do que a escrever aquilo tudo.

Eduardo disse...

"...porque as minhas ovelhas ficaram entregues à pilhagem e tornaram a presa de todos os animais dos campos por falta de pastor; porque os meus pastores não se preocupam com o meu rebanho, porque eles se apascentam a si mesmos e não apascentam o meu rebanho...sinto aversão aos pastores! Vou tirar as minhas ovelhas das suas mãos, e não permitirei que apascentem mais as minhas ovelhas; e eles não se apascentarão mais a si mesmos. Da sua boca arrancarei as minhas ovelhas e elas não mais serão presa para eles." (Ez. 34, 8-10). Deus pode ser tardo no castigo mas ele acontece. Era bom que muitos sacerdotes e outros se convertessem em vez de lançar as culpas nas ovelhas(sentimentos de revoltas, desilusões e outras baboseiras do género) porque, provavelmente o castigo ainda vai no começo...

Anónimo disse...

E, por acaso estar desiludido com a atual situação não é suficiente, para procurar alternativas sérias e fiéis?
Não percebo muito de Missas Tridentinas e sei pouco sobre essa Comunidade, mas só para ter Paz e vir da Missa feliz sem a preocupação de não ter que escutar as confusões ou mesmo heresias, que alguns modernistas apregoam, já faz com que eu e mais alguns procuremos Comunidades ditas conservadoras.
Por acaso, estou numa cidade previligiada! E muitas vezes já agradeci por isso.
Houve alturas em que temia a hora da Homilia...e, em vez de ficar calma com a Palavra, vinha nervosa e revoltada!
Que Deus continue a Providenciar esses "SANTOS".