quarta-feira, 1 de maio de 2024

Vencer o mal em nós mesmos

Para lutar eficazmente contra o mal, é preciso voltar a guerra para dentro, vencer o mal em nós mesmos. Trata-se da guerra mais dura, a guerra contra si mesmo. Tenho lutado esta guerra. Durante anos e anos. Foi terrível. Mas hoje estou desarmado.

Não tenho mais medo de nada, porque «o amor lança fora o temor». Estou
ou desarmado da vontade de ter razão, de justificar-me, à custa dos outros. Sim, já não tenho medo. Quando não se tem nada, já não se tem medo. «Quem nos separará do amor de Cristo?»

Atenágoras I


blogger

1 comentário:

Eduardo disse...

A propósito deste post e muito mais a propósito do mês de Maria - já vamos no 2º dia!- aqui vai um pequenino trecho da meditação de hoje da obra "Nova imitação da SSª":"...Em Maria porém, naquela humilde descendente de reis, não deparamos com essa pompa exterior, que deslumbra os olhos do vulgo dos homens. Porque Deus que quis nascer pobre derrubou do tronos os grandes, e a geração de David, descaída do antigo esplendor, houve de confundir-se com pessoas da mais obscura condição. Maria vive desconhecida no meio da sua própria nação; não ignorava ela quão ilustre era o sangue de que descendia; mas tomando com suas nobres mãos o peso à coroa terrestre, achou-a tão leve, que nenhuma saudade teve do trono de que havia descido, e deu graças a Deus de a ter feito nascer pobre..."