Entre Julho e Setembro de 1936 a cidade de Toledo (Espanha) tornou-se uma cidade de martírio, com o sangue dos católicos literalmente a escorrer pelas ruas.
Milícias republicanas/comunistas assassinas assolaram a cidade nos primeiros meses da Guerra Civil Espanhola. Cometeram crimes terríveis. Em apenas 58 dias, perseguiram padres e religiosos.
Entre 22 de Julho e 18 de Setembro de 1936, os criminosos comunistas perseguiram 108 padres (11 maristas, 1 franciscano, 14 carmelitas descalços, 3 jesuítas e 79 padres diocesanos). Foram presos e mortos.
Sem uma palavra. Sem um julgamento sequer. Nem sequer uma pantomima para o simular. Eram padres, e isso bastou para os condenar à morte. Terroristas republicanos posaram para uma fotografia com o corpo mumificado de uma freira, depois de terem atacado o convento das Concepcionistas em Toledo.
O padre Jorge López Teulón descreve este facto no seu último livro, Mártires a la sombra del alcázar de Toledo (Mártires à sombra do Alcázar de Toledo, editado pela San Román).
Entre os casos descritos no livro encontra-se o de Don Ricardo Pla Espí, capelão moçárabe da Catedral Primaz, professor de seminário e conselheiro da Associação Católica de Propagandistas. Foi detido em casa dos seus pais. A mãe, que estava doente na cama, disse ao filho: “E tu, estás pronto para morrer?” O filho respondeu-lhe: “Sim, mãe, estou pronto agora”.
Quando os criminosos de guerra entraram, não permitiram que o padre se despedisse dos seus pais. Cinco minutos depois, no Paseo del Tránsito, numa grande escadaria, foi atingido por dois tiros, um na testa e outro no lado. Quando viu que estavam a apontar para ele, gritou: “Viva o Cristo Rei!
Tudo isto aconteceu enquanto várias centenas de pessoas, na sua maioria católicos, estavam barricadas no Alcázar de Toledo durante 70 dias. O cerco durou até 27 de Setembro de 1936, quando as tropas do general Francisco Franco libertaram os defensores do Alcázar.
Em quatro anos, 4000 mártires foram assassinados pelos comunistas em Espanha.
in gloria.tv
1 comentário:
No entanto, ninguém fala disso...e hoje ainda se dão ao luxo de se " armarem" em democratas, a favor da liberdade!
- "Tirai Deus ao Homem e ele se transformará numa BESTA".
Enviar um comentário