sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

St. António de Lisboa comenta o Evangelho de hoje

"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração"

«Amarás o Senhor teu Deus». 'Teu' Deus - é o que está dito e essa é uma razão para o amares ainda mais; nós amamos muito mais o que é nosso do que aquilo que nos é estranho. É certo que o Senhor teu Deus merece ser amado; ele fez-se teu servo, para que lhe pertenças e não te envergonhes de o servir... Ao longo de trinta anos, o teu Deus fez-se teu servo, por causa dos teus pecados, para te arrancar à servidão do diabo. Amarás, portanto, o Senhor teu Deus. Aquele que te fez, fez-se teu servo, por tua causa; entregou-se inteiro a ti, a fim de que tu próprio te entregues. Quando eras infeliz, ele reconstruiu a tua felicidade, entregou-se a ti para te devolver a ti mesmo.

Amarás, portanto, o Senhor teu Deus «com todo o teu coração» 'Todo': não podes guardar para ti nenhuma parte de ti mesmo. Ele quer a oferenda de tudo o que és. Comprou-te totalmente entregando-se totalmente, para te possuir, só ele, a ti, na totalidade. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração. Não faças como Ananias e Safira, que guardaram para si uma parte deles mesmos, porque então poderias morrer como eles morreram (Act 5,1sg). Ama, pois, totalmente e não em parte. Porque Deus não tem partes; está inteiro em todo o lugar. Não quer partilhas no teu ser, ele que está todo inteiro no seu Ser. Se reservares para ti uma parte de ti mesmo, és teu e não dele.

Queres então possuir tudo? Dá-lhe o que és e ele dar-te-á o que é. Não terás mais nada teu; mas tê-lo-ás inteiro em todo o teu ser.

Fonte: EAQ

blogger

Sem comentários: