sábado, 24 de agosto de 2013

Jimmy Carter contra a Santíssima Virgem Maria sobre o sacerdócio


O Presidente Jimmy Carter parece muito preocupado com a doutrina Católica do sacerdócio masculino. Ao falar no congresso "Mobilizing Faith for Women" do Carter Center, o ex-Presidente respondeu a algumas questões sobre mulheres e religião. Vejamos as suas palavras contra a Igreja Católica e depois eu darei três respostas sistemáticas:
"E eu penso que as grandes religiões deram o exemplo para isso, ao dizer, efectivamente, que as mulheres não são iguais aos homens aos olhos de Deus.  Isto tem sido feito e ainda é assim pela Igreja Católica desde o terceiro século, quando a Igreja Católica ordenou que nenhuma mulher pudesse ser padre, por exemplo, mas um homem pode. Uma mulher pode ser uma enfermeira ou uma professora, mas não pode ser um padre. Isto é errado, eu penso."
E outra vez, o Presidente Carter diz: "E então,depois do terceiro século quando os homens tomaram conta da Igreja Católica, começaram a impor que as mulheres tinham que jogar numa posição abaixo, não podiam ser padres."
Agora eu percebo de onde é que o Presidente Carter vem. Primeiro, ele e a sua mulher são Baptistas. Como Baptistas, eles não acreditam num doutrina sacerdotal dos padres.

Ao contrário dos Baptistas, a Igreja Católica acredita que o sacerdócio não é meramente uma função ou cargo ministerial. Pelo contrário, quando um homem é ordenado padre, ele é configurado a Cristo de uma maneira especial. A sua alma muda. Chamamos a isto selo indelével ou carácter das Sagradas Ordens. É por isto que nunca houve mulheres padres na Igreja Católica - não no terceiro, nem no segundo ou primeiro século. Nunca.

1. Jimmy Carter, vejamos o Mistério da Transubstranciação

Não só a alma do padre sofre uma mudança metafísica, mas o padre empresta o seu próprio corpo e voz a Cristo quando recita na Santa Missa "Isto é o meu corpo." Este acto transubstancia o pão em verdadeiro Corpo de Cristo.

Façamos uma pausa. Isto é o meu corpo. Os corpos humanos vêm em duas versões: masculino e feminino. Deus desenhou-os desta maneira. Ambos os sexos são imagem de Deus porque, como ensina a Igreja, ambos os sexos têm alma e são racionais. Vejam o Genesis para detalhes.

No entanto, quando o padre diz, "Isto é o meu corpo," ele está a agir in persona Christi (na pessoa de Cristo). Agora vejamos, Cristo é masculino. Ele foi circuncidado. O corpo que Ele ofereceu na cruz era masculino. Por esta razão, só homens podem ser padres porque a Igreja Católica identifica misticamente o Corpo masculino de Cristo com cada um dos padres masculinos. O significado sacramental requer um homem para ser Jesus Cristo Deus-Homem no altar.

2. Jimmy Carter e o clericalismo

Segundo, o Presidente Carter, sem saber, escorrega para o clericalismo. O clericalimo é a crença insidiosa de que o clero é na prática mais santo e mais importante que todos os outros. Como um Baptista, ele provavelmente vê o seu pastor como um CEO e/ou como um bom orador público. Estas funções são paralelas àquelas das empresas seculares. Assim, excluir as mulheres é, na sua cabeça, sexista.

Mas a Igreja Católica não vê os padres como CEOs ou principalmente como pregadores/professores. Pelo contrário, os padres são principalmente "pais". A sua relação com as outras pessoas não é transaccional, é paternal. Só um pai pode ser um pai. Mais uma vez, é uma coisa de homem. A palavra em Aramaico para "pai" éAbba que significa "aquele que dá amor".

3. Jimmy Carter, por favor conheça a Santíssima Virgem Maria

Gostava de dizer que a Igreja Católica ensina explicitamente que a maior pessoa humana alguma vez criada é a Santíssima Virgem Maria.

Maria não é só uma mulher, ela é a Mulher. A Igreja Católica também ensina que ela está acima de todos os sacerdotes Católicos, mais acima que os doze apóstolos. De facto, ela está acima de cada um dos anjos.

O sacerdócio, mesmo o papado, não é o "trabalho" mais alto na Igreja Católica. De facto, a Igreja Católica tem muitas santas femininas no cânone da Missa. Eu até diria que a Igreja Católica celebra mais a feminidade que qualquer outra religião e, certamente, mais que qualquer outra denominação Cristã.

No final de tudo, a Igreja Católica ensina que é a santidade e a intimidade com Cristo que são o mais importante, e não ser padre. Sendo um ex-padre episcopaliano, podia ter continuado a ser um padre Católico casado. Mas eu escolhi não o ser. Porquê? Porque percebi que o meu "sim" pessoal a Deus é suficiente. Nada mais me é pedido.

Eu amo os padres. Beijo a mão de cada padre que conheço. Eu amo verdadeiramente os padres porque sem eles não havia a Sagrada Eucaristia e nenhuma vida espiritual no mundo. No entanto, como o meu ex-director espiritual, o Padre Ron Gillis (que morreu a semana passada), me ensinou "À frente da maior parte das igrejas Católicas não estão altares dedicados a Pedro e Paulo, mas a José e a Maria - um lembrete de que o sacerdócio suporta a Igreja e não o contrario."

Esta é uma lição simples e bonita para cada um de nós. Taylor Marshall


blogger

Sem comentários: