terça-feira, 15 de abril de 2014

iBreviary: a Liturgia das Horas no bolso

Já se encontra disponível a versão portuguesa do iBreviary. iBreviary é aplicação católica que permite trazer no seu smartphone e tablet a Liturgia das Horas, todos os textos da liturgia diária, os rituais de todos os sacramentos e todas as principais orações católicas. A versão em língua portuguesa, que sai agora em conjunto com a árabe e turca, usa os textos aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa e que foram gentilmente cedidos pelo Secretariado Nacional da Liturgia para o efeito.


A aplicação permite rezar em 9 línguas: árabe, espanhol, francês, inglês, italiano, latim, português, romeno e turco. Pode ser instalada no iphone, ipad, android, windows phone 7 e 8, Blackberry 5 e Kindle fire. Por enquanto, a versão portuguesa só está disponível para iphone. 

Caso não tenha um smartphone poderá aceder a todos os conteúdos da aplicação em www.ibreviary.org, também disponíveis em língua portuguesa. Uma outra função disponível no sítio de internet é a possibilidade de criar um Widget para colocar o iBreviary numa página e/ou blogue oferecendo aos visitantes a possibilidade de rezar. iBreviary pode ser inserido através de uma simples janela, já que não requer a instalação de nenhum software adicional.

Na versão portuguesa do iBreviary estão a trabalhar seis sacerdotes portugueses: Pe.Paulo Terroso e Pe.Tiago Freitas da arquidiocese de Braga; Pe. Cristopher Sousa e Pe. Pablo Lima, da diocese de Viana do Castelo; Pe. Nuno Lima da Sociedade Missionária da Boa Nova e Pe. Bruno Dinis Silva dos Missionários Passionistas. Para responder a qualquer dúvida ou questão, ou simplesmente estar a par das novidades e actualizações, os responsáveis da versão portuguesa criaram a conta twitter: @ibreviary_pt.

A aplicação iBreviary nasce em Itália a 6 de Dezembro de 2008 para ser instalada no iphone 3 — que chega à península itálica a 11 de Julho de 2008 — sendo a primeira no seu género no mundo. Com um milhão e meio de instalações, só no iphone e ipad, e ao ritmo de cerca de quinhentos downloads por dia, é uma das aplicações católicas mais populares. 


O criador do iBreviary é Paolo Padrini, sacerdote da diocese de Tortona, na região de Piemonte, Itália, perito e apaixonado pelas novas tecnologias, chamado desde 2009 pelo Pontifício Conselho das Comunicações Sociais a coordenar o projecto “Pope2You.net”. Para Paolo, a aplicação nasceu como uma resposta espontânea a uma exigência fundamental, ou seja, “como utilizar os smartphones num âmbito fundamental humano: a oração. 

Assim como o breviário impresso é um instrumento portátil, que pode acompanhar a jornada dos sacerdotes e leigos, do mesmo modo, com a modernidade, abrimo-nos ao suporte para smartphone: mudam as modalidades de uso, mas não a lógica subjacente, que é a de pode aceder à oração de modo prático a qualquer momento do dia”.


blogger

2 comentários:

amg disse...

muito bem!

amg disse...

a versão para Android só estará disponível daqui a um mês (aprox)