quarta-feira, 11 de novembro de 2020

A Santa Missa durante a Primeira Guerra Mundial

Passam hoje 102 anos do fim da Primeira Guerra Mundial, um dos conflitos mais sangrentos da História da Humanidade. Às 11h do dia 11 do 11 de 1918 era assinado o armistício. Deixamos aqui algumas fotografias de Missas celebradas durante esse conflito, que se estendeu de 1914 a 1918, e ao qual Nossa Senhora se referiu quando apareceu em Fátima, em 1917.

















Imagens: schola-sainte-cecile.com


blogger

5 comentários:

Jorge disse...

Graças a Deus pelo fim da Grande Guerra.

Pabllo disse...

Lindo

Anónimo disse...

A guerra é um grande castigo para a humanidade. Infelizmente a humanidade está caminhando para uma nova guerra mundial. Por exemplo: https://www.publico.pt/2020/11/08/mundo/noticia/chefe-exercito-britanico-alerta-risco-nova-guerra-mundial-1938387

Maria José Martins disse...

Se Nossa Senhora, em Fátima, já referiu a Primeira e a Segunda Guerras mundiais, como possíveis "castigos Divinos" e, mesmo assim, a Fé destes soldados, na participação da Missa, toca a sensibilidade de qualquer um...imaginemos, hoje, em que a maioria já não ACREDITA em nada e muito menos, na Missa!
Num Estado laico, onde nem sei se existe, ainda, Capelão...a quem ficam entregues esses "desgraçados"--desculpem a Expressão, mas é no sentido de abandonados--no momento doloroso da morte?
E, aqui, lembro-me de um desabafo de Jesus, na Obra de Maria Valtorta--O Evangelho como me foi revelado--"Eu estou vendo...homens e mais homens...mulheres, velhos, meninos, "guerreiros", estudiosos, doutores, camponeses carregando o seu fardo de esperanças e de dores. E Eu vejo, como muitos vacilam, porque a Esperança foi a primeira a desaparecer...
E muitos caem à beira das estradas, abandonados e até pisados-- por outros que passam-- percebendo que vão morrer, chegando a odiar e a maldizer a sua sorte.
Pobres filhos! E sobre eles Eu tenho, intencionalmente, espalhado autênticos Samaritanos piedosos; vozes que no Silêncios os ajudam e lhes dizem: Espera, tu não estás sozinho. Acima de ti está Deus. Contigo está Jesus!
Fui Eu que coloquei estas Caridades operantes, para que os Meus pobres filhos não morram perdendo a morada Paterna e continuem a CRER em MIM, vendo-Me nos Meus Ministros!...
...Mas ó que dor faz sangrar a Ferida do Meu coração! O que estão vendo os Meus Olhos Divinos? Será que já não há Sacerdotes por entre as turbas que vão passando e que os Seminários estão vazios? Será que o Meu Divino Convite já não chega aos corações do Homem, ou ele já não é capaz de ouvi-Lo?...
E Jesus continua por aí afora, lamentando-Se do Abandono, em que a "futura" Sociedade se encontrará, motivado pela falta de Vocações e pela falta de dedicação de Almas abnegadas, que, apesar de terem sido, por Ele Escolhidas, na hora da Verdade, acabam por se deixar seduzir por outras motivações MUNDANAS, não correspondendo, de todo, ao SEU CHAMAMENTO!...

Anónimo disse...

"...divina Providência que costuma, com guerras, purificar e castigar os costumes corrompidos dos homens. É a divina Providência que põe à prova a vida justa e louvável dos mortais com tais aflições, para, uma vez provada, ou a transferir para uma vida melhor ou a reter nesta Terra para outros fins." ( " Cidade de Deus - Livro I, Cap. I"- Sto. Agostinho)
Eduardo