domingo, 10 de julho de 2022

A homossexualidade não é compatível com o sacerdócio

A homossexualidade não é compatível com o sacerdócio. Se não, o celibato como renúncia também não teria sentido. Seria um grande perigo se o celibato se transformasse numa oportunidade para introduzir no sacerdócio pessoas que não se querem casar, já que, por alguma razão, a sua posição perante o homem ou a mulher está modificada, está alterada, não se encontra em todo o caso orientada no sentido da criação de que falámos.

A Congregação do Ensino adoptou há uns anos uma regra segundo a qual não é permitido que candidatos homossexuais sejam ordenados padres, porque a sua orientação sexual os distancia do seu sentido de verdadeira paternidade, da essência do sacerdócio. A selecção dos candidatos ao sacerdócio deve ser muito cuidadosa. Aqui, deve prevalecer a maior atenção, para que um equívoco deste tipo não penetre e, no final, leve identificar o celibato dos padres com a tendência para a homossexualidade.

in Luz do Mundo, entrevista de Peter Seewald a Bento XVI, p.148


blogger

3 comentários:

Anónimo disse...

Qual é o teu problema? Que eu saiba, um padre ordenado é como se "morresse" para a vida que tinha para recomeçar do zero! uma vida de amor e serviço ao próximo! Sabes lá tu a quantidade de padres gays com que tropeças todos os dias!

João Silveira disse...

Essa pergunta é dirigida ao Papa Bento? Acho que não é um leitor assíduo deste blog, mas haja esperança!

Maria José Martins disse...


Na minha modesta opinião, o problema da atual Igreja é a falta de Humildade--o que acaba por interferir na OBEDIÊNCIA--para aceitar Deus, tal como Ele é, e EXIGE aos de Boa Vontade!
Se Deus nos Criou, segundo uma Ordem Perfeita, e algo se desviou, SEJA LÁ PORQUE MOTIVO FOR, o papel da Igreja é somente, DEFENDER A VERDADE, fazendo TUDO o que estiver ao Seu alcance, para CONVERTER, corrigindo, o que está mal, sem baixar a fasquia... mantendo a Sua Identidade de: Sim, sim; não, não, como Jesus PROCLAMA!
E porque nada disto tem sido posto em prática, a CONFUSÃO instalou-se e, agora, já ninguém se entende! Nada que Jesus já não nos tivesse AVISADO.
Logo, Bento XVI tem toda a razão. Ele somente defende DEUS e a SUA PALAVRA, que é PERFEITA e, por isso, IMUTÁVEL, à Qual o Homem nem uma vírgula poderá aumentar ou subtrair.--palavras de Jesus--