sábado, 21 de janeiro de 2023

Dia da Bênção dos cordeiros em Roma


Até 2019, neste dia de Santa Inês, era feita pelo Santo Padre a tradicional bênção dos cordeiros em Roma, na Basílica de Santa Inês fora dos muros. 

O gesto está carregado de significado por ser dia de Santa Inês, que vem do latim 'Agnes', que por sua vez significa cordeiro. Como é costume, dois cordeiros foram adornados: um com flores brancas, em homenagem à virgindade de Santa Inês, e o outro com flores encarnadas, em homenagem ao seu martírio. Depois da bênção os dois animais são transportados para o mosteiro beneditino de Santa Cecilia, em Trastevere, onde recebem os melhores cuidados. 

Alguns dias antes da Páscoa são tosquiados e a lã entregue ao Papa. Essa lã servirá para a tecelagem dos pálios, que são faixas com seis cruzes pretas de seda que simbolizam a jurisdição dos arcebispos metropolitas nas suas igrejas e nas da sua província eclesiástica. 

Finalmente, no dia 29 de Junho, dia de São Pedro e São Paulo, os pálios são entregues pelo Papa aos arcebispos metropolitas nomeados durante esse ano.


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


Seria, e porque já não o é?
Segundo a explicação, era um ritual cheio de significado; aliás, como todos os que existem na Tradição, e, sobretudo, pela Sobrenaturalidade que nele existia.
E, numa Sociedade, onde tudo o que é mundano, e tantas vezes chocante, se comemora de forma efusiva, porque motivo, a nossa Igreja está a perder o que de melhor festejou, ao longo dos séculos?