«Sempre que começam aplausos na liturgia, devido a algum acontecimento humano, é um sinal certo de que a essência da liturgia desapareceu totalmente e foi substituída por uma espécie de entretenimento religioso.»
Cardeal Ratzinger in 'Introdução ao Espírito da Liturgia'
9 comentários:
Sou totalmente contra aplausos no meio de uma celebração Eucarística. Hoje se aplaude até quem morre, fico constrangido nessas situações
Hoje em dia é comum esta folia de bateção de palmas nas Santas Missas.
Causa uma dor profunda na alma deparar-se com tais atitudes.
Salve, Maria Imaculada!
O aplauso na Santa Missa tira o sentido espiritual da celebração, como também os avisos antes de terminar as celebrações, poderia acabar também com esses avisos e outras coisas mais que colocam.
E contra mim falo: apesar de ainda " ter bebido" um pouco, do Antigamente, não foi o suficiente, para entender o verdadeiro sentido da Missa. Daí, ter ficado feliz, aquando das mudanças, que a agelizavam...
Hoje, já mais conscientr e esclarecida, também não aprecio nada, que a possa adulterar.
Estou convencida de que a maioria age por ignorância....o que nos conduz à falta de Fé!
No calvário não se bate palmas. Como não entender isso?! Sempre que há aplausos na liturgia, fico constrangida. Há outros lugares para homenagear pessoas, cantar os parabéns, dar aplausos por qualquer evento.
Que a essência da liturgia volte a ser genuinamente vivida e respeitada.
Querida Mãe, Maria Santíssima, ajuda-nos! Jesus tem piedade de nós!
Eu estou a passar por uma fase estranha. Não sei se me estou a resignar... Estou mais compreensiva.
Será que, por detrás, destas alterações todas, existe uma vontade dissimula de nos protestantizar?
Será que, por detrás, destas alterações todas, existe uma vontade dissimula de nos protestantizar?
"...São Teotónio, cónego regular de Teresa, rainha de Portugal, a qual, tendo um negócio urgente, disse ao santo que procurasse desincumbir logo da missa. Mas o santo respondeu que havia no céu uma rainha muito mais digna que ela, em honra da qual deveria celebrar aquela missa; e que, portanto, se ela não pudesse ficar, fosse cuidar dos seus afazeres,,, (in a "Missa e o Ofício atropelados"- Sto. Afonso de Ligório). Com esta resposta não esperava o Santo obter os aplausos da rainha! O que fez a rainha? Replica o Sto. Afonso que "entrando em si mesma, fez chamar o santo e, humilhada, lançou-se aos seus pés, quando, chorando, propôs fazer penitência por sua temeridade."
Há vários tipos de aplausos...
Enviar um comentário