segunda-feira, 28 de junho de 2021

São Pedro e São Paulo continuam a interceder por nós

Pedro e Paulo não cessam de ouvir as preces dos seus devotos. O tempo não diminuiu os seus poderes, e, mais no Céu do que outrora na Terra, a grandeza dos interesses gerais da Igreja não os absorve a ponto de negligenciarem o menor dos habitantes dessa gloriosa cidade de Deus, da qual foram e permanecem Príncipes. 

Um dos triunfos do inferno nesta nossa época foi o de ter adormecido, nesse ponto, a fé dos justos. É preciso insistir para terminar esse sono funesto, que nos levará ao esquecimento de que o Senhor quis confiar a homens o cuidado de continuar a Sua obra e representá-lo visivelmente na Terra.

Santo Ambrósio exalta a acção apostólica sem cessar eficaz e viva da Igreja, exprime com delicadeza e profundidade o papel de Pedro e Paulo na rectificação dos eleitos. A Igreja, diz ele, é um navio onde Pedro deve pescar, e nessa pesca ele recebe ordens de usar ora a rede, ora o anzol. Grande mistério porque essa pesca é espiritual. A rede protege, o anzol fere, mas a rede é multidão, o anzol o peixe solitário. 

O bom peixe não repele o anzol de Pedro; ele não mata, mas consagra. Preciosa ferida a sua, que no sangue faz encontrar a moeda necessária ao pagamento do tributo do apóstolo e mestre. Então, não te subestimes porque teu corpo é fraco; tens na tua boca o que pagar por Cristo, e pela sua Igreja, e por Pedro.

Porque um tesouro está em nós: o Verbo de Deus. A confissão de Jesus põe-no em nossos lábios. É por isto que Ele diz a Simão: Vai ao mar alto, isto é, ao coração do homem, porque o coração do homem, nos seus recônditos, é como as águas profundas. Vai ao mar alto, isto é, a Cristo, porque Cristo é o reservatório profundo das águas vivas no qual estão os tesouros da sabedoria e da ciência.

Todos os dias Pedro continua a pescar. Todos os dias o Senhor lhe diz: vai ao mar alto. Mas parece-me ouvir Pedro: Mestre, trabalhamos toda a noite, sem nada conseguir. Pedro sofre em nós quando a nossa devoção é custa. Paulo está também em luta. Vós o ouvistes hoje dizendo: Quem está doente sem que eu também esteja doente? Fazei de forma tal que os apóstolos não tenham que sofrer por vossa causa.

Dom Prosper Guéranger in 'Année Liturgique'


blogger

Sem comentários: