sexta-feira, 9 de agosto de 2019

140 anos da importante Encíclica Æterni Patris

No dia 4 de Agosto de 1879, o Papa Leão XIII publicou a Æterni Patris. Este documento teve como objectivo combater o racionalismo que invadia a sociedade daquele tempo, que negava as verdades de fé, tendo-as como crenças irracionais e próprias de sociedades sub-desenvolvidas. A cura para essa doença nefasta, diz o Papa, é voltar à filosofia e teologia tomistas, que são a melhor forma de conhecermos a realidade, seja natural seja sobrenatural. Estas recomendações são muito úteis ainda hoje em dia:

«Os motivos que nos movem a querer com grande ardor são muitos. Primeiramente, sendo costume, em nossos dias tempestuosos, combater a fé com as maquinações e as astúcias de uma falsa sabedoria, todos os jovens e, em especial os que se educam para o serviço da Igreja, devem ser alimentados, por isto mesmo, com poderosa e robusta doutrina para que, potentes com as suas forças e equipados com suficientes armamentos, se acostumem, com o tempo, a defender, forte e sabiamente, a causa da religião, dispostos sempre – segundo os conselhos evangélicos – “a satisfazer a todo aquele que os pergunte sobre a razão daquela esperança que temos” e “ a exortar com a sã doutrina e a convencer aos que a contradizem”. 

Ademais, existem muitos homens que, apartando o seu espírito da fé, desprezam os ensinamentos católicos, dizendo que, para eles, só a razão é mestra e guia. Para saná-los, e fazê-los voltar à fé católica, além do auxílio sobrenatural de Deus, julgamos, que nada é mais oportuno, que a sólida doutrina dos Padres e dos escolásticos, os quais demonstram, com tanta evidência e energia, os firmíssimos fundamentos da fé, a sua origem divina, a sua infalível verdade, os seus motivos de persuasão, bem como os benefícios que ela – (a fé) – têm prestado ao género humano, e a sua perfeita harmonia com a razão, de maneira a satisfazer, completamente, mesmo os entendimentos mais opostos e contrários.

(…)

A mesma sociedade civil e doméstica, que se encontra, como todos sabemos, em grande perigo, por causa da peste dominante e das opiniões perversas, certamente viveria, mais tranquila e segura, se, nas Academias e nas escolas, se ensinasse doutrina mais sã e mais em conformidade com o ensinamento da Igreja, tal como contêm as obras de Tomás de Aquino.»

Para ler toda a Encíclica: Æterni Patris em português


blogger

Sem comentários: