Neste dia 12 de Fevereiro de 2026, o Senhor Padre Davide Pagliarani, Superior-Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, foi recebido no Palácio do Santo Ofício por Sua Eminência o Cardeal Víctor Manuel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé. Este encontro foi-lhe proposto pelo Cardeal na sequência do anúncio público, feito no passado dia 2 de Fevereiro, de futuras sagrações episcopais no seio da Fraternidade São Pio X.
O encontro, realizado em particular, conforme o desejo do Cardeal, durou uma hora e meia e decorreu numa atmosfera simultaneamente cordial e franca. Permitiu ao Senhor Padre Pagliarani escutar atentamente o Prefeito e precisar o alcance do anúncio de 2 de Fevereiro, bem como o sentido das démarches efectuadas junto da Santa Sé ao longo dos últimos meses.
O Superior-Geral pôde assim apresentar de viva voz a situação actual da Fraternidade São Pio X e o seu dever, dada a necessidade espiritual em que se encontram as almas, de assegurar a continuação do ministério dos seus bispos.
Fez sobretudo questão de expor o espírito de caridade no qual a Fraternidade encara estas sagrações, assim como o seu sincero desejo de servir as almas e a Igreja Romana.
Renovou finalmente o seu desejo de que, tendo em conta as circunstâncias absolutamente particulares em que se encontra a Santa Igreja, a Fraternidade possa continuar a trabalhar na sua situação actual, excepcional e temporária, para o bem das almas que a ela recorrem.
Por seu lado, o Cardeal Fernández apresentou uma abordagem diferente da questão. Transmitida num comunicado oficial rapidamente publicado pela Santa Sé, a sua proposta consiste num «caminho de diálogo especificamente teológico, segundo uma metodologia bem precisa, […] para pôr em evidência os minimos necessários à plena comunhão com a Igreja Católica», o que permitiria «definir um estatuto canónico para a Fraternidade».
Estas trocas teriam por objectivo, em particular, chegar a um acordo sobre «os diferentes graus de adesão exigidos pelos diversos textos do Concílio Ecuménico Vaticano II e a sua interpretação». O Cardeal precisou oralmente que, se se podia dialogar sobre o Concílio, não se podia, contudo, corrigir os seus textos.
Como condição prévia a este diálogo, exige-se que seja suspensa a decisão das sagrações episcopais anunciadas.
O Prefeito do Dicastério pediu explicitamente ao Superior-Geral que tivesse a amabilidade de apresentar esta proposta aos membros do seu Conselho e de tomar o tempo necessário para a avaliar.
O Senhor Padre Pagliarani responderá, portanto, dentro de alguns dias. Escreverá directamente ao Cardeal Fernández e dará igualmente a conhecer a sua resposta a todos os fiéis.
O Superior-Geral renovou junto do Cardeal Fernández o seu desejo de poder encontrar pessoalmente o Santo Padre. Está muito sereno e agradece por todas as orações oferecidas. Continua a recomendar esta situação à oração dos fiéis.
Sem comentários:
Enviar um comentário