quarta-feira, 19 de julho de 2023

De judeu a monge cartuxo graças ao 'proselitismo' de um professor católico

Testemunho dado pela Drª. Alice von Hildebrand, casada com o Professor Dietrich von Hildebrand, a quem o Papa Pio XII chamou um dia Doutor da Igreja do séc. XX.

Em 1946, depois da II Grande Guerra, o meu marido ensinava na Universidade de Fordham, e apareceu nas suas aulas um estudante judeu que tinha sido oficial da Marinha durante a Guerra. Um dia confidenciou ao meu marido como era belo o pôr-do-sol no Oceano Pacífico e como isso o tinha levado à busca da verdade sobre Deus. 

Decidiu ir para a Universidade de Columbia (Estados Unidos da América) estudar filosofia, mas percebeu que não era isso que procurava. Um amigo sugeriu-lhe que fosse estudar filosofia para Fordham e mencionou o nome Dietrich von Hildebrand. 

Depois da primeira aula com o meu marido ele sabia que tinha encontrado o que procurava. Um dia, depois das aulas, o meu marido e o estudante foram dar um passeio a pé. Ele disse ao meu marido que estava surpreendido com o facto de que vários professores, depois de saberem que ele era judeu, lhe terem assegurado que não o tentariam converter ao Catolicismo.

O meu marido, estupefacto, parou, virou-se para ele e disse: "Eles disseram o quê?!" O estudante repetiu a história e o meu marido disse-lhe: "Eu iria até ao fim do mundo e regressaria para fazer-te católico." Resumindo, o jovem converteu-se ao Catolicismo, entrou na única Cartuxa nos Estados Unidos (em Vermont) e foi ordenado Padre cartuxo!

in Latin Mass Magazine (2001)


blogger

9 comentários:

Anónimo disse...

Para a maior Honra e Glória de nosso SENHOR JESUS CRISTO!

Anónimo disse...

No limiar do antissemitismo. Lamentável.

Anónimo disse...

Onde está o anti-semitismo?

EstoVir disse...

E é errado converter pagãos ou judeus?

Anónimo disse...

Ninguém consegue converter ninguém, só mesmo Deus e porque o seu coração já estava predisposto.
A nós, somente compete dar testemunho e rezar.

Eduardo disse...

"Deus buscou adoradores em espírito e verdade..., mas encontrou corações de pedra e é esse o drama de Israel. Apesar disso, ao longo da história, o Espírito Santo suscitou verdadeiros adoradores no seu povo. Para que haja adoração é necessária, em primeiro lugar, uma luz profunda e penetrante sobre o nosso nada perante Deus. Mas também é necessário, acima de tudo, que cantemos esta evidência com alegria: para isso é necessária outra coisa distinta da evidência, é necessário o amor." E é esse amor que neste pequeno post está tão bem retratado e de forma de quem muito o amava, o amor do enorme Von Hildebrand. O texto entre aspas é retirado dum livro de Molinié (" A coragem de ter medo")

Anónimo disse...

Claro que é a Deus que compete a última palavra, mas é Ele mesmo, em Jesus Cristo, que nos MANDA ir por todo o mundo pregar o Evangelho e CONVERTER os Povos, à Sua Igreja, Única e Verdadeira.
O testemunho tem que ser o reflexo da Palavra, acompanhado, pelos Sinais do Reino- milagres!
Foi assim, que muitos Judeus se converteram a Cristo.
Se ficarmos à espera que tudo caia do Céu, Deus não age. Ele precisa da nossa ação e só depois abençoa.

Eduardo disse...

No seu livro "A vinha devastada" diz Hildebrand que um errado ecumenismo produziu uma doença que se pode chamar de "ecumenite" com resultados surpreendentes. Avança o autor que na Igreja actual existe uma tendência generalizada de olhar para a religião de Israel como um caminho paralelo para Deus, um caminho apenas menos completo do que o caminho Cristão e que, portanto, não devemos procurar converter os Judeus, mas apenas respeitá-los e estimá-los o que é algo que está obviamente em radical contradição com as palavras de Cristo e a intenção dos Apóstolos. Diz ainda Hildebrand que esta noção de deixar os Judeus sozinhos demonstra uma grande falta de amor para com eles porque o centro mais profundo do verdadeiro amor pelo próximo é a preocupação pela sua eterna salvação. Portanto não devemos encontrar homem algum sem ver nele um membro vivo do Corpo Místico de Cristo ou um catecúmeno in spe(em potência)...

Anónimo disse...

Concordo perfeitamente: " o verdadeiro amor pelo próximo é a preocupação pela sua eterna Salvação. "
Mas, hoje, faz - se tudo pela salvação do corpo, esquecendo- se de que é o próprio Jesus que nos ensina de que tenhamos medo é dos que matam a alma.
E também sabemos que os seus inimigos são: mundo, demônio e carne...tudo o que neste momento se tenta enaltecer, em vez do Espírito.