terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Pio XII alertou para a acção do "inimigo" na Sociedade

Não vos per­gun­teis qual é o "inimi­go", nem que roupa veste. Ele encon­tra-se em todas as partes e no meio de todos; sabe ser vio­len­to e des­on­esto. Nos últimos séculos trabalhou pela degradação intelectual, moral e social da unidade no organismo misterioso de Cristo. 

Quis a natureza sem a graça; a razão sem a Fé; a liber­dade sem a autori­dade; por vezes a autoridade sem a liberdade. É um "inimi­go" que se tem tor­nan­do cada vez mais con­cre­to, com uma crueldade que nos deixa atóni­tos: Cristo, sim; Igre­ja não. Depois: Deus sim; Cristo não. Final­mente o gri­to ímpio: Deus está mor­to, Deus nun­ca sequer exis­tiu.

E eis a tentativa de edificar a estrutura mundial sobre fundamentos que não hesitamos em considerar os principais responsáveis pela ameaça que assombra a Humanidade: uma economia sem Deus, um direito sem Deus, uma política sem Deus. 

O "inimigo" faz tudo para que Cristo seja um estranho na Universidade, na escola, na família, na administração da justiça, na actividade legislativa, no consenso entre as nações, lá onde se determina a paz ou a guerra.

Papa Pio XII in 'Dis­cur­so aos home­ns da Acção Católi­ca' (12 de Outubro de 1952)


blogger

Sem comentários: