quinta-feira, 19 de maio de 2022

O que é a Alma?

Alma é um espírito imortal, incorruptível, dotado de inteligência e de vontade, criado por Deus para forma do corpo humano. É criada para cada corpo humano depois de concebido, e contrai o pecado original no momento da sua união com o corpo. É operação própria da alma entender o que abstrai das coisas sensíveis por meio dos sentidos. 

É pela alma que conhecemos e queremos. Está toda em todo o corpo e em cada parte do corpo, dando-lhe unidade e vida. Após a morte, vai imediatamente ou para o Céu, ou para o Purgatório, ou para o Inferno, segundo a sentença que Deus lhe der, e conserva os conhecimentos adquiridos
neste mundo. 

Pode conhecer as acções dos vivos pelas almas que vão entrando na eternidade, ou pelos Anjos, ou pelos demónios, ou por revelação de Deus, e pode aparecer aos vivos, mas tal aparição é miraculosa. A alma, porque é puramente espiritual, não tem forma, nem peso, nem cor; é invisível, mas todos
vêem os seus efeitos, actos que nenhum corpo é capaz de produzir: entender, querer, amar, raciocinar. 

Devemos querer-lhe mais do que ao corpo. A salvação da nossa alma é o negócio mais importante da nossa vida, pois disse Jesus: «Que aproveita ao homem ganhar todo o mundo, se vier a perder a sua alma?». Ev. S. Mat. XVI. 26. É também um negócio absolutamente pessoal, pois ninguém pode substituir outrem no trabalho da sua santificação. Ao mesmo tempo é um negócio urgente, porque a vida é breve e a morte pode chegar repentinamente. Por isso Jesus preveniu: «Estai preparados». 

Há quem diga que a alma não existe, que o homem é apenas um animal aperfeiçoado. Isto é uma
afirmação falsa. Com efeito, se o homem fosse apenas um animal aperfeiçoado, não haveria entre ele e os outros animais senão uma diferença de grau, isto é, as faculdades que existem nos animais seriam mais perfeitas no homem, e nele não haveria mais faculdades que nos animais. Mas sucede o contrário: o homem é menos forte que o boi, menos ligeiro que o cão, etc. 

Há no homem faculdades que nenhum animal possui: a faculdade de pensar, a de compreender, a de julgar, a de falar, a de progredir, a de prestar culto. Estas faculdades são absolutamente distintas das faculdades do corpo, são de natureza mais elevada, mais nobre, são de natureza espiritual. Os animais têm o instinto preciso para se conservarem e se reproduzirem. Só o homem tem a inteligência indispensável para progredir. As faculdades que são só do homem existem na alma humana.

Padre José Lourenço in Dicionário da Doutrina Católica


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


Sem querer anular o que este bonito texto nos ensina, somente, o quero reforçar, com as palavras de Jesus na Obra: "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta, uma vez que Ele tenta explicar a alguém, que acreditava na Reencarnação, o que é realmente a Alma.

Segundo Jesus: "Alma não é o pensamento, mas é o espírito, o princípio imaterial da vida, o princípio impalpável, mas verdadeiro, que anima o Homem e que continua depois dele, porque é imortal. É tão sublime, que até o mais poderoso dos pensamentos é um nada em comparação com ela. O pensamento tem um fim, mas a Alma, feliz ou condenada, continua a existir. Deus deu-A ao Homem para lhe animar a sua humanidade.
Ela está em nós, como a rainha! No Pensamento Eterno, a Alma, o espírito, é o que reina no Homem; nesse animal, que foi criado por Deus. Ela veio do Rei e Pai de todos os reis e de todos os pais; Ela é o Seu Sopro e a Sua Imagem e tem como missão fazer da criatura humana, um rei do Grande Reino Eterno; um deus depois desta vida, um vivente na morada do Altíssimo e ÚNICO DEUS. Ela é a rainha, e suas servas são as virtudes, e o pensamento do Homem, além de servo, é também seu aluno. É do espírito que o pensmento adquire Justiça e Sabedoria, podendo elevar-se a uma condição régia: Um pensamento privado da Luz do espírito terá sempre lacunas e trevas, não podendo compreender Verdades que, para quem está separado de Deus, por ter perdido a realeza da alma, são mais incompreensíveis do que mistérios...e cego será o pensamento do Homem se lhe faltar essa alavanca indispensável para se Elevar, atirando-se para o Alto, ao encontro do Poder, da Divindade!
E se o pensamento do Homem e a carne, hoje, A oprimem, no PRINCÍPIO, no Pensamento Divino, estava estabelecido que a alma não conheceria escravidão..."
"(...) Alguns defendem a teoria pitagórica, cheia de erros! As Almas, depois de terminarem a sua passagem na Terra, não voltam NUNCA mais, em outro corpo: nem nos animais! Como poderia, uma coisa tão bela e Sobrenatural, habitar num animal bruto? Nem em outro corpo humano. Somente há um corpo para que se possa a Ela juntar no Último Juízo. A reencarnação é UMA OFENSA A DEUS! Como se Ele não pudesse ter criado mais do que um número limitdo de almas...ou se o Homem não merecesse o prémio, logo depois da morte... mesmo que, para isso, precise de uma purificação-- mas na outra vida-- já na base da alegria, porque se Salvou. E esse prémio de Salvação será gozado somente no seu único corpo. O Homem não terá mais do que um corpo para a sua Alma, nem mais do que uma vida aqui e, depois, com ele, gozará a Vida Eterna(...)"