sexta-feira, 1 de julho de 2022

Solenidade do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

Julho é o mês dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. O dia 1 de Julho é o dia da Solenidade do Sangue de Cristo. 

No decurso dos séculos, a piedade cristã para com Nosso Senhor Jesus Cristo tem-se manifestado através de três devoções aprovadas pela Igreja intimamente ligadas entre si: ao Seu Santo Nome, ao Seu Coração Sagrado e ao Seu Preciosíssimo Sangue, derramado para a remissão dos pecados de todo o género humano, por ocasião da Paixão e Morte de Jesus e atravessando a História até hoje com a Sua presença real no Sacramento da Eucaristia. 

Foi no XIX, que São Gaspar Del Búfalo empreendeu grande campanha na propagação dessa devoção, cujo reconhecimento pela Sé Apostólica permitiu a composição da Missa e ofício próprio por ordem do Papa Bento XIV. Posteriormente, por decreto do Papa Pio IX, a devoção foi estendida à toda Igreja. Por isso, até hoje São Gaspar é reconhecido pela Igreja Católica como o "Apóstolo do Preciosíssimo Sangue". 

Em 1848, o Papa Pio IX foi expulso de Roma pelas forças revolucionárias. No ano seguinte, os exércitos franceses permitiram-lhe voltar à Cidade Eterna a 1 de Julho. Invocando e dando graças pelo sangue derramado por Jesus por amor aos homens de todos os tempos, o Sumo Pontífice criou esta festa, situando-a no dia em que lhe foi possível voltar a Roma. São Pio X alargou a festa à Igreja Universal. Nos nossos dias é celebrada solenemente em algumas congregações religiosas. 

A devoção ao Preciosíssimo Sangue pode e deve manifestar-se: 

1- Venerando-O no Santíssimo Sacramento, principalmente no momento da Elevação do Sagrado Cálice, na Santa Missa. 

2- Recebendo-O na Sagrada Comunhão, mesmo só sob as espécies de pão, pois, o Sangue divino está indissoluvelmente unido ao Corpo de Cristo no Sacramento da Eucaristia. Desta maneira, os fiéis que dele se aproximarem dignamente receberão os mais abundantes frutos da redenção, da ressurreição e da vida eterna que o Sangue derramado por Cristo, sob o impulso do Espírito Santo, por todo o género humano. 

3- Honrando-O com especiais orações e com a Ladainha, principalmente durante o mês de Julho.

in Pale Ideas


blogger

2 comentários:

Alex disse...

Linda reflexão sobre o Sangue de Jesus!

Muito oportuno o conselho de que se deve rezar no momento da elevação do cálice, após a consagração.

Muitas católicos não sabem a riqueza espiritual que há nesse momento: a obtenção de graças e libertações; como, por exemplo, a libertação de maldições.

Alex disse...

Gostaria de partilhar uma oração de Santa Faustina ao Sangue de Jesus. Essa oração pode ser feita de modo especial na hora da comunhão.

“Ó Jesus, que Vosso Sangue puro e saudável circule no meu organismo doente, e que o Vosso Corpo puro e saudável transforme o meu corpo doente, e que pulse em mim uma vida saudável e vigorosa, se realmente for da Vossa santa vontade.” (Diário de Santa Faustina, nº 1089)