terça-feira, 23 de março de 2021

Basílica de São Pedro: cada vez mais um museu

Há poucos dias, para surpresa de muitos, foi publicada uma directiva (não se sabe emanada por quem) afixada na porta da sacristia da Basílica de São Pedro: estavam proibidas as Missas individuais e apenas aceites as concelebrações, em dois altares da Basílica.

Em São Pedro, das 7 às 9 da manhã, os 45 altares e 11 capelas, eram usados por sacerdotes para celebrar as suas Missas privadas, às quais, muitas vezes, se juntavam fiéis que ali estavam a visitar a Basílica ou que lá iam de propósito. Agora, todos se têm de concentrar em dois altares. 

O número de Missas rezadas na Basílica Vaticana desceu vertiginosamente. Quem já a visitou nestas manhãs estranha a falta de sacerdotes nos altares e diz que aquele espaço é, agora, muito menos uma igreja e mais um museu, que serve quase exclusivamente para visitas turísticas.

Muitos dos sacerdotes que lá iam eram os oficiais dos Dicastérios Romanos, que á celebravam a "sua" Missa antes de começarem a trabalhar nos escritórios da Cúria. Essa Missa era um dos poucos trabalhos verdadeiramente sacerdotais que tinham no seu dia-a-dia. Com esta proibição, serão cada vez mais trabalhadores de escritório e menos sacerdotes.


blogger

2 comentários:

Jorge disse...

O artigo esqueceu-se de referir que também foram proibidas as Missas em Rito Antigo na Basílica de S. Pedro, ou seja, agora as Missas são rezadas só nos dois altares e têm que ser obrigatoriamente Novus Ordo (Vaticano II).

Maria José Martins disse...

Mais uma medida controversa, que em nada abona a favor do crescimento Espiritual!

"...Roma perderá a Fé e se tornará sede..."--Nossa Senhora em La Salette. E mais não digo, pois até estou arrepiada!
Que Deus ABREVIE os Tempos e que as MÁSCARAS caiam DE VEZ!!