Há poucos dias, para surpresa de muitos, foi publicada uma directiva (não se sabe emanada por quem) afixada na porta da sacristia da Basílica de São Pedro: estavam proibidas as Missas individuais e apenas aceites as concelebrações, em dois altares da Basílica.
Em São Pedro, das 7 às 9 da manhã, os 45 altares e 11 capelas, eram usados por sacerdotes para celebrar as suas Missas privadas, às quais, muitas vezes, se juntavam fiéis que ali estavam a visitar a Basílica ou que lá iam de propósito. Agora, todos se têm de concentrar em dois altares.
O número de Missas rezadas na Basílica Vaticana desceu vertiginosamente. Quem já a visitou nestas manhãs estranha a falta de sacerdotes nos altares e diz que aquele espaço é, agora, muito menos uma igreja e mais um museu, que serve quase exclusivamente para visitas turísticas.
Muitos dos sacerdotes que lá iam eram os oficiais dos Dicastérios Romanos, que á celebravam a "sua" Missa antes de começarem a trabalhar nos escritórios da Cúria. Essa Missa era um dos poucos trabalhos verdadeiramente sacerdotais que tinham no seu dia-a-dia. Com esta proibição, serão cada vez mais trabalhadores de escritório e menos sacerdotes.
2 comentários:
O artigo esqueceu-se de referir que também foram proibidas as Missas em Rito Antigo na Basílica de S. Pedro, ou seja, agora as Missas são rezadas só nos dois altares e têm que ser obrigatoriamente Novus Ordo (Vaticano II).
Mais uma medida controversa, que em nada abona a favor do crescimento Espiritual!
"...Roma perderá a Fé e se tornará sede..."--Nossa Senhora em La Salette. E mais não digo, pois até estou arrepiada!
Que Deus ABREVIE os Tempos e que as MÁSCARAS caiam DE VEZ!!
Enviar um comentário