quarta-feira, 9 de junho de 2021

O Problema Actual das Missas e Comunhões diárias

Durante largos séculos nenhum Sacerdote era obrigado a celebrar Missa quotidianamente. Sto. Inácio de Loyola, por exemplo, celebrou a sua primeira Missa um ano depois de ser Ordenado Padre. Se não me atraiçoa a memória, S. Jerónimo, Ordenado Sacerdote, nunca chegou a celebrar o Sagrado Mistério da Santíssima Eucaristia. O bem-aventurado Raimundo de Cápua, director espiritual de Santa Catarina de Sena, passava semanas sem celebrar os augustíssimos mistérios. 

E muitos outros exemplos se poderiam chamar aqui. Importa muito, no entanto, compreender que estes actos não sucediam, de modo nenhum, por desprezo para com os Sagrados Mistérios, mas exactamente pelo seu contrário. Isto é, a profunda consciência e consideração dos Altíssimos e Transcendentes Mistérios, era tal que não se consideravam dignos de os celebrar e, por isso mesmo, entendiam que havia uma necessária, longa e profunda preparação interior para o fazer.
 
Com S. Pio X, deu-se, não sem razão uma abertura à Comunhão Sagrada, excelente e profícua nas intenções, mas que com o tempo veio a degenerar num certo desmazelo, desleixo e por vezes indiferentismo. À medida que os confessionários se esvaziavam, proporcionalmente aumentava o número de pessoas que comungavam; de modo que, nos dias que correm não é difícil encontrar Igrejas em que todos comungam, mas ninguém se confessa.
 
Se assim sucedia com o povo por que razão não o poderia acontecer com o clero? Se o povo não tem pecados que impeçam a Sagrada Comunhão porque é que haverão-de tê-los os Padres?
 
Algumas interrogações:
 
a) É ou não possível que um Padre cometa um ou mais pecados mortais?

b) É ou não sacrilégio celebrar os Sacramentos em estado de pecado mortal?

c) É verdade ou não que ninguém se pode arrepender verdadeiramente e ter propósito de emenda sem a Graça de Deus?

d) Caso a Graça de Deus não tenha sido concedida, ou acolhida, como poderá o Padre, sem pecado de Sacrilégio, continuar a Celebrar os Sacramentos?

e) É verdade que os Sacramentos serão sempre válidos para quem os recebe.
 
d) Não obstante será lícito exigir aos Padres que continuem a celebrar os Sacramentos, não estando em estado de Graça, uma vez que o arrependimento não depende deles principalmente?
 
f) Será ou não possível que o facto de celebrarem os sacramentos, sem se terem primeiro confessado, os habituará a celebrarem independentemente do verdadeiro arrependimento?
 
g) Será possível que a confissão do pecado/s grave só possa ser absolvido pelo confessor da preferência do Padre? Ou, pelo contrário, o sacerdote que está em tal estado, suposto o arrependimento e propósito de emenda, não deverá acorrer ao primeiro Padre com que se depare?
 
h) Dado que alguns destes escândalos sacerdotais são conhecidos por um número significativo de pessoas não seria avisado pôr-lhes um cobro imediato?
 
Não terá chegado o tempo de repensar tudo isto? Uma vez que não se vê como poderá ser agradável a Deus esta bandalheira?

Padre Nuno Serras Pereira



blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


Infelizmente, é bem verdadeira toda esta análise: as filas para a Confissão são raras e, com jovens, quase não existem, enquanto para a Comunhão, são intermináveis!
E tudo isto é o reflexo da falta de sensibilidade para o pecado, pois hoje, pronunciar esse nome é quase uma heresia...
A Sociedade está como está, os Valores estão quase todos invertidos, vale tudo, como já aqui tem sido comentado...logo, como pode alguém sentir que não está em GRAÇA?!
É por isso, que fico agradecida pelos textos, aqui apresentados, escritos por Santos, que nos ajudam a refletir e a interiorizar o quanto somos NADA! E ao lermos as Suas vidas, pois são feitos do mesmo barro, ficamos motivados a imitá-los, porque JESUS foi SEMPRE Perfeito, mas eles tantas vezes foram até PIORES do que nós, antes da Conversão!
E, quanto aos Sacerdotes, chego a ter muita pena deles, porque na mesma linha, cada vez se torna mais difícil, encontrar o equilíbrio: "eles são presos por ter cão ou presos por não o ter..." Há quem os aprecie mundanos e "fixes"--mas depois, são os primeiros a criticarem-nos--e há aqueles que muito exigem, mas nada fazem para os ajudar. Assim só lhes resta, realmente, CONFIAR n/Aquele que os CHAMOU e REZAR MUITO, como aconselha a MÃE: NOSSA SENHORA, que não Se cansa de lhes chamar de FILHOS PREDILETOS, assim como Jesus os EXORTA quando os chama de Seus MINISTROS!
E como aprendi e li em várias Obras de Místicos: Qualquer Sacramento vale por Si, para quem O receba em Graça, nem que o Sacerdote esteja em pecado mortal; mas ai dele, segundo Jesus, porque, perante Deus, é dez vezes mais responsabilizado do que qualquer outro pecador.
Na Obra " O Evangelho como me foi revelado", Jesus diz:" Grande mistério é o vosso de julgar e absolver em Meu nome!
Quando Consagrardes para vós o pão e o vinho, e deles fizerdes o Meu Corpo e o Meu Sangue, fareis uma Coisa Sobrenaturalmente GRANDE e SUBLIME. E, para fazê-La dignamente, deveis ESTAR PUROS, porque ireis tocar n/Aquele que é puro e vos ides nutrir da Carne de Deus. Puros de coração, de mente, nos membros e na língua. De coração, para não misturar o Amor à Eucaristia, com os amores profanos; de mente, para que a impureza não mate a Fé e a inteligência, minando-vos pela ciência do mundo e fiqueis sem a Sabedoria de Deus; puros nos membros, porque ao vosso seio descerá o VERBO, tal como desceu ao Seio de Maria, por Obra do AMOR. Ela é o Exemplo Vivo: A Mulher sem culpa de origem, e sem culpa individual; a Mulher que Me trouxe!"
E, mais à frente, Jesus lamenta a PERDA de tantos Sacerdotes "futuros", que se deixarão seduzir por vozes mundanas que ofuscam as vozes Celestes, e desabafa muito triste:"... A veste ficou, mas o Sacerdote MORREU! E ele não será mais a alavanca que levanta, nem a corda que puxa, um grão que mata a fome, uma fonte que mata a sede, um coração que é a almofada, uma luz nas trevas, uma voz que repete a voz do Mestre...Mas será para a Humanidade um peso de escândalo, um peso de morte um parasita, uma putrefação...Que horror! OS JUDAS MAIORES DO FUTURO, Eu os terei ainda, nos Meus Sacerdotes!
Rezemos então por eles, porque Nossa Senhora e Jesus também referem que SATANÁS não os LARGA!!