sábado, 18 de novembro de 2023

Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo

Após celebrar no dia 5 de Agosto a Dedicação de Santa Maria Maior, no dia 29 de Setembro, a Dedicação de São Miguel e a 9 de Novembro a de São João do Latrão, finalmente, no final do ano litúrgico, todas as catedrais e dioceses comemoram a dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo. Todos estes aniversários ocorrem no tempo depois de Pentecostes, período reflectimos sobre a Igreja, da qual estes templos são imagens vivas. 

BASÍLICA DE SÃO PEDRO

Segundo a Tradição, o martírio de São Pedro teve lugar nos jardins de Nero, no Vaticano, onde se construiu o Circo de Calígula, e se afirma que foi sepultado perto daí. No ano 323 d.C., o imperador Constantino começou a construir a Basílica de São Pedro sobre o sepulcro do Apóstolo, atendendo aos apelos da sua mãe, Santa Helena. Construiu-a no local onde São Pedro foi sepultado. Durante dois séculos foi preservada a sua concepção original. Depois, a construção foi se deteriorando. Pouco a pouco os Papas foram estabelecendo junto a ela, ao pé da colina Vaticano, a sua residência, depois do desterro de Avinhão.

As grandes basílicas foram construidas no período que vai de Constantino a Justiniano.

A dedicação da Basílica de São Pedro foi feita pelo Papa Silvestre, cujo pontificado ocorreu de 314 a 335. A Basílica de São Paulo foi dedicada pelo Papa Siricio, que pontificou de 384 a 399.

No pontificado do Papa Júlio II decidiu-se derrubar a velha igreja de São Pedro. A 18 de Abril de 1506, Bramante recebeu o encargo de desenhar a nova igreja. O arquitecto Bramante desenhou um edifício centralmente planificado, com uma cúpula colocado sobre o centro de uma cruz grega, com braços de idêntico tamanho.

Os anos foram passando. Bramante foi sucedido por Rafael, Fra Giocondo, Giuliano da Sangallo, Baldassare Peruzzi, Antonio da Sangallo.

O Papa Paulo III, em 1546, entregou a direcção dos trabalhos a Michelangelo. Este, já com 72 anos, ficou fascinado com a cúpula, concentrando nele seus esforços, mas não conseguiu completá-la antes da sua morte, em 1564. Vignola, Pirro Ligorio, Giacomo della Porta continuaram os trabalhos na Basílica.

A cúpula tem de diâmetro 42 metros e de altura 132,5 metros. Graças aos planos de Michelangelo e a um modelo em madeira, Giacomo della Porta foi capaz de terminá-la, com ligeiras modificações. Terminada em 1590, ainda é uma das maravilhas da arquitectura ocidental.

O Papa Paulo V encarregou Carlo Maderno de aumentar a nave, criando uma cruz latina. Completou também em 1614 a famosa fachada. O Papa Urbano VIII dedicou a nova igreja a 18 de Novembro de 1626, exatamente 1300 anos depois da data em que a primeira Basílica fora dedicada, e 126 anos após o inicio da nova construção.

Em 1629, Bernini começou a construir as torres sineiras na fachada, que ruíram por deficiências estruturais. Trinta anos mais tarde, Bernini redesenhou a Praça de São Pedro, unificando todos os edifícios num conjunto harmonioso. Os trabalhos terminaram quando se acrescentou uma sacristia, sob o pontificado de Papa Pio VI (1775-1799).

A Basílica de São Pedro é a maior de todas as igrejas católicas. Cobre área de 23000 m² e comporta mais de 60 mil pessoas.

A BASÍLICA DE SÃO PAULO

A Basílica de São Paulo Extramuros localiza-se ao longo da Via Ostiense, próximo à margem esquerda do Tibre, a, aproximadamente, 2 quilómetros da Muralha Aureliana, saindo pela Porta São Paulo, daí ser chamada: fora dos muros ou extramuros.

Segundo a Tradição, também a Basílica de São Paulo, que fica a 11km da de São Pedro, foi construida sobre o seu túmulo do respectivo apóstolo, que fica debaixo do altar maior, dito altar papal. Por esta razão, houve, ao longo dos séculos, um grande movimento de peregrinação. 

O martírio de São Paulo deu-se em Aquae Salviae (actualmente Tre Fontane), na Via Ostiense. O corpo do Santo Apóstolo foi sepultado a três quilómetros daí, na propriedade de uma matrona chamada Lucina. A partir do século XIII, data do primeiro Ano Santo, a Basílica faz parte do itinerário jubilar para obter-se indulgência e celebrar a abertura da Porta Santa.

A grande Igreja de São Paulo Extramuros foi construída principalmente pelo imperador Teodosio I e o Papa São Leão Magno. Em 1823, foi consumida por um incêndio. Reconstruiu-se, fez-se uma imitação da anterior e foi consagrada pelo Papa Pio IX, a 10 de Dezembro de 1854, mas a data é comemorada neste dia, como faz notar o Martirológio Romano.

A construção tem 131,66m de comprimento, largura de 65m e altura de 29,70m. É também uma construção imponente e representa, pela grandeza, a segunda dentre as quatro Basílicas patriarcais de Roma. 

A Basílica e todo o complexo anexo, como o claustro e o mosteiro, não fazem parte da República Italiana, mas são propriedade da Santa Sé, mesmo estado fora dos muros da cidade do Vaticano.

in Pale Ideas


blogger

Sem comentários: