sexta-feira, 9 de junho de 2023

O jovem 'herói' Católico que protegeu crianças da morte certa

Num parque em Annecy (França) aconteceu um ataque horrível: um refugiado sírio esfaqueou 6 pessoas, incluindo 4 crianças, que ficaram feridas. As consequências poderiam ter sido bem mais graves caso não estivesse ali Henri d’Anselme, que se defendeu das facadas com uma mochila e depois perseguiu o delinquente. Por isto, há quem lhe chame 'herói'.

Este jovem de 24 anos pertence a uma família numerosa francesa. Como fosse Católico fervoroso, resolveu, há dois meses e meio, pôr-se a caminho e fazer uma peregrinação percorrendo as Catedrais do seu país. Foi isso que fez com que estivesse naquele dia em Annecy. No dia 15 de Abril, publicou este texto:

«Há exactamente três semanas ando de Catedral em Catedral por toda a França. A razão pela qual embarquei nesta aventura é que, algures no meu íntimo, um fogo poderoso se acendeu sobre as brasas de uma Catedral desmoronada.

Há exactamente 4 anos, a Notre-Dame de Paris perdeu a sua torre e o seu telhado num incêndio devastador. Há exactamente 4 anos, fiquei firmemente convencido de que a reconstrução era possível. Não a reconstrução material das abóbadas e da estrutura do tecto, mas a reconstrução espiritual dos corações dos franceses.

As catedrais pontuam as nossas paisagens. Irrigam as nossas cidades e os nossos campos e dão ritmo à vida dos seus habitantes. Durante demasiado tempo, esquecemo-las. Ou, mais precisamente, esquecemo-nos da razão da sua existência. Deixámos de ouvir o que têm para dizer, negligenciámos o tesouro que protegem.
Durante 9 meses, percorrerei a França para acordar estes gigantes adormecidos. Eles chamam-me, eles chamam-nos. É isso que me leva todas as manhãs a pegar na pesada mochila de 17 kg e a acumular quilómetros. Todos os franceses têm um encontro com o seu destino, ao pé da sua Catedral.»


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

E tudo isto vindo da boca dum jovem de 24 anos,
enquanto alguns, mais velhos, continuam a destruir, a vários níveis, tudo que nos recorda o passado e a grandeza da Igreja Católica.
Nada acontece por acaso e de certeza que Deus o usou, para ter tão nobre e corajosa atitude.
Que Deus o abençoe.