quinta-feira, 30 de novembro de 2023

O que é o juízo particular?

Juízo particular é o julgamento a que é sujeita a pessoa imediatamente quando morre.

Nesse momento em que a alma se separa do corpo, Deus revela todas as graças que deu àquela pessoa ao longo da sua vida, e as inúmeras ajudas que lhe deu para que escapasse às ciladas do demónio. A alma da pessoa fica a conhecer também todas as vezes em que correspondeu a essa graça, fazendo boas acções, e todas as vezes em que rejeitou a graça de Deus, escolhendo o pecado.

A sentença é proferida, segundo a justiça e a misericórdia infinitas de Deus, e a alma tem a recompensa que lhe é devida: salvação ou condenação; Céu ou inferno; amizade com Deus ou inimizade com Deus; felicidade eterna ou sofrimento eterno.
Ninguém escapa a isto, desde o mais rico e poderoso até ao mais pobre e desprezado dos seres humanos.

Deus é Amor, por isso sabemos que nos dá tudo para ficarmos seus amigos já nesta vida, e sermos ainda mais seus amigos na eternidade. E também por isso temos a responsabilidade de começar desde já a investir nessa amizade com o Único Amigo que nunca nos vai desiludir.


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


Por aqui vemos, como, durante toda a nossa vida, se estivermos em Deus, Ele nos agracia SEMPRE, ajudando-nos a discernir, na escolha entre o Bem e o Mal. E como podemos, também, aos poucos e por nossa incúria, perder definitivamente a batalha, atá à condenação eterna, somente porque relaxamos e desperdiçamos a LUZ!

Segundo o que aprendi na leitura da Obra: "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta, Jesus, durante toda a Sua vida pública, recolhia-Se amiúde, para rezar sozinho, muitas vezes de noite, enquanto todos dormiam. E o Seu maior pesadelo era Judas, o Apóstolo também por Ele amado, mas tão traidor...a todos os níveis!
Sempre levou vida dupla. Desviava dinheiro oferecido para os pobres, gastando-o, numa vida de com promiscuidade, mentia constantemente, era invejoso, mesquinho, convencido, por ser o mais instruído, arrogante, vaidoso e, tantas vezes, interpelava Jesus, de forma irónica, confrontando-O pela Sua humildade e Castidade, ao ponto de Lhe armar- conivente com os do Templo- ciladas, através de mulheres "oferecidas", para ver se Jesus era realmente Santo.
Porém, Jesus repreendia-o em particular, não deixando que os outros Apóstolos se apercebessem, ao ponto de pensarem que Jesus o defendia. Chegou a rezar noite adentro, suplicando ao PAI, por ele, oferecendo-Se para morrer TRÊS vezes, se fosse preciso!
Porém, Judas SEMPRE REJEITOU a Graça, atá à última!
Assim, se condenou, tal como Jesus afirmou a S. João, depois da Ressurreição, quando este Lhe perguntou o porquê de não ter conseguido Salvá-Lo.
Jesus respondeu, que a Sua luta, a partir de determinada altura, já não era com o homem, mas com Satanás, de tal forma Judas se tinha deixado entorpecer pelo pecado, resistindo SEMPRE à GRAÇA, transformando-se num verdadeiro POSSESSO! E Jesus explica ainda, que esse tipo de POSSESSÃO é a MAIS PERIGOSA, igual aos deicidas que O mataram! É uma espécie de POSSESSÃO que vem da alma, dominada pelo demónio, pelas TREVAS, consciente, porque adquirida de forma progressiva, enquanto que, na POSSESSÃO, que domina somente o corpo, a ALMA pode estar limpa!
E concluiu: "O pior homem do mundo, se o Inferno não existisse, seria criado só para ele!"
Mas alertou-nos, também, para o PERIGO de, levianamente, nós, ao longo da nossa caminhada, irmos relaxando, permitindo que Satanás também nos obscureça a LUZ do Espírito Santo, e nos endureça o coração. Assim, corremos o risco de NEM A MISERICÓRDIA de DEUS conseguirmos DISCERNIR, acabando, por REJEITÁ-LA, tal como fez Judas.
Sabendo Jesus, que Judas O ia entregar, IMPLOROU-LHE, em particular, que não fosse, porque ia ser a sua desgraça definitiva, relativamente, à sua Salvação, e em desespero implorou-lhe, como que a pedir-lhe que se arrependesse: "Judas, o Céu AINDA não TE ODEIA; diz-me somente, EU QUERO! Aos outros, EU EXIJO ARREPENDIMENTO TOTAL, mas a ti, basta que me digas: "EU QUERO", e Eu te libertarei!
Judas, de forma brusca e violenta, afastou Jesus e riu-se, gozando com Ele, esclarecendo que já não tinha medo Dele, ao mesmo tempo que O deixava a chorar, convulsivamente!
E, a caminho da forca, desesperado e arrependido, passou AINDA pelo Cenáculo, onde estava destroçada, Nossa Senhora, que, MAIS UMA VEZ, lhe pediu, dizendo: "Judas, Judas, vai ter com Ele, que Ele perdoa-te!
Mas Judas, dominado pelo desespero e CEGO pelo demónio, preferiu o suicídio, desperdiçando a ÚLTIMA oportunidade de se Salvar!

E, depois de tanta CONFUSÃO na nossa Igreja, será que "o espírito das trevas" já conseguiu OFUSCAR, também, O ESPÍRITO SANTO, no coração de tantos e tantos ESCOLHIDOS, ao ponto de caminharem ARROGANTES para o Inferno?!
Rezemos por eles e por TODOS os que AINDA possam ser ENGANADOS!
-Que Jesus tenha Misericórdia!